Estampa Patchwork

Estampa Patchwork

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstampa Patchwork

Patchwork é uma palavra de origem inglesa, que une as palavras patch (retalho de tecido) e work (trabalho). Logo, significa o trabalho feito a partir de pedaços de tecido unidos por diferentes técnicas, sendo a mais comum a produção artesanal, da qual se extrai padronagens e desenhos únicos em cada peça. Assim como outras estampas, a estampa patchwork evoluiu, saiu do plano artesanal e tornou-se, além de uma técnica, uma estamparia famosa e muito repercutida mundo afora.

A estampa patchwork está presente em vários acessórios têxteis, desde jogos de cama, tapetes, torcidas e, principalmente, colchas. As colchas de patchwork são ótimas para dar um toque campestre e artesanal a qualquer espaço, deixando o ambiente muito aconchegante e com um ar de simplicidade que é sempre bem-vindo em casas de campo ou em apartamentos urbanos. Quer saber mais sobre a estampa patchwork? Então inspire-se nas dicas do Westwing!

História da Estampa Patchwork

O patchwork é um trabalho manual de confecção peças de roupas e mantas a partir de retalhos de tecidos que existe desde a Idade Média, em que sobras de tecido eram aproveitadas para uso como o proteção embaixo das armaduras de ferro. Na mesma época, sobras de pano já eram utilizadas para fazer colchas que ajudavam tropas a atravessarem rigorosos invernos. Logo, o patchwork se instalou em toda a Europa e foi trazido aos Estados Unidos por colonizadores do Velho Continente.

Desde sempre, a estampa patchwork foi muito associada a figuras femininas. Eram costuradas colchas, roupas e cortinas com pedaços de tecido e, sem recursos para comprar tecidos estampados, as artesãs começaram a elaborar desenhos a partir dos pedaços de tecido que conseguiam recuperar. Esses padrões artísticos davam vida aos seus sentimentos, ambições e desejos, sendo uma verdadeira forma de expressão para a época em que viviam.

Com a invenção da máquina de costura, a estampa patchwork popularizou-se ainda mais e foi parar nas indústrias e no comércio, mas a tradição ainda reina sobre a estampa patchwork, e é importante saber o significado simbólico que ela carrega. Existem hoje, nos Estados Unidos, galerias de arte específicas para mostrar trabalhos de estampa patchwork. 

Como Combinar a Estampa Patchwork

No patchwork, a escolha dos tecidos é fundamental para que a peça tenha um bom resultado. No caso da estampa patchwork, você não precisa costurar, mas pode escolher as estampas e cores que mais se adaptam à suas necessidades.

A estampa patchwork clássica tem tons claros e desenhos delicados, como flores, listras finas e xadrez de dimensões pequenas. Porém, é possível encontrar variações em tons mais vivos. Essas últimas dão um toque divertido a mesa de cozinha em formato de toalhas e são ótimas em colcha para cama infantil, por exemplo.

A estampa patchwork combina com muitos estilos decorativos porém, é com o estilo rústico ou provençal que ela encontra mais afinidade. Aqui, essa tradição em forma de estampa resgata seu aspecto cultural e permite uma sensação de aconchego típica das regiões camponesas. Quartos de bebê com estampa patchwork também são muito delicados e charmosos. Vale aplicar no papel de parede ou em surpecifices menores, como um kit de berço patchwork.

 

 

Próximas campanhas