Cores Feng Shui

Cores Feng Shui

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCores Feng Shui

Escolher as cores certas para cada ambiente é um ato essencial na hora de decorar ou redecorar sua casa. Elas influenciam diretamente o nosso ânimo e estilo de vida, o que demostra sua importância e a necessidade de selecionarmos as cores certas para cada espaço e acessório. Usar a filosofia milenar do Feng Shui é uma boa maneira de acertamos nesta decisão, para atrair permitir a circulação de energias positivas em todos os cômodos de nossos lares.

As cores no Feng Shui possuem cada uma um significado e estão intimamente ligadas aos cinco elementos fundamentais da natureza segundo as crenças orientais (água, fogo, ar, terra e metal), que em harmonia propiciam o equilíbrio do Chi, a energia vital do universo, presente em todas as coisas e seres. Aqui no Westwing você tem as melhores dicas para fazer aquela reforma tão desejada a anos. Fiquem ligados em nosso site para conferir tudo o que é mais sofisticado no ramo do home design.

Vida em Cores

No Feng Shui, cada área de sua vida é regida por uma ou mais cores, que te estimulam a alcançar seus objetivos e contribuem para que boas vibrações possam fluir sempre.

Como cada cômodo de sua casa representa uma área da vida, eles tem cores correspondentes que podem ser aplicadas na parede ou, simplesmente, em peças do mobiliário e acessórios de decoração. Apesar disso, por mais que uma cor prevaleça em um certo ambiente, itens de cores diversas podem e devem ser usados em menor grau, para denotar o equilíbrio Yin Yang entre os cinco elementos. Veja a abaixo, uma lista relacionada a área de vida e as cores favoráveis.

  • Trabalho: Preto, azul, branco e verde.
  • Amigos: Cinza, prateado, branco e preto.
  • Criatividade: Branco, tons pasteis e dourado.
  • Relacionamento: Rosa, branco e vermelho.
  • Sucesso: Vermelho, tons de laranja e verde.
  • Prosperidade: Lilás, púrpura, roxo, azul, dourado, verde e vermelho.
  • Família: Verde, azul, preto e vermelho.
  • Espiritualidade: Azul, preto e verde.

Utilizando as Cores do Feng Shui em Casa

Na hora de pintar os cômodos de sua casa, a decisão das cores a serem utilizadas está intimamente ligada ao tipo de energia que você quer construir ou fortalecer em cada ambiente, para o Feng Shui. Então mais do que seguir padrões, é necessário reconhecer o que você espera de cada espaço, tornando sua nova decoração bem personalizada.

Mais do que ativar uma área de sua vida, as cores segundo o Feng Shui provocarão sentimentos instantâneos e devem estar associados, por tanto a função do seu cômodo.

O branco é visto segundo esta filosofia como uma cor neutra, ideal para qualquer ambiente, mas em excesso passa uma sensação de frieza e hostilidade, por isso é necessário quebrá-lo com móveis e objetos coloridos. O laranja em pequena quantidade incita os sentidos, a criatividade e a comunicação, sendo ideal para sala de estar, jantar e cozinha. O amarelo também é uma boa opção para áreas de refeição, pois abre o apetite, além de quartos de estudo e escritórios, pois estimula as atividades mentais.

No Feng Shui as cores azul e lilás ótimas para quartos e salas de meditação, pois trazem tranquilidade e calma. O verde é mais uma cor neutra que é usado em banheiros para elevar a energia. O vermelho favorece o relacionamento afetivo, o sucesso e a autoestima. Pode ser usado no quarto, na sala e na cozinha, mas com muito cuidado, pois é quente demais.

Ainda, o Feng Shui acredita que o preto e o cinza devem ser evitados nas paredes, pois são opressivos e depressivos, é preferível que sejam usados apenas em pequenos detalhes de decoração.

Próximas campanhas