Cômoda Vintage

A cômoda é uma mobília clássica e que imprime no ambiente um quê de graciosidade e nostalgia. Peça de mobiliário bastante antiga e conhecida como um dos componentes importantes para a constituição de um dormitório, ela é útil e ajuda a dar mais espaço ao guarda-roupa, uma vez que é ideal para armazenar roupas de cama e banho ou demais objetos pessoais. Dentre seus diversos modelos, a cômoda vintage é o mais tradicional e charmoso.

Cômoda Vintage | westwing.com.br

Representando com perfeição as populares cômodas francesas do século XVII, quando a peça foi inventada, passando mais tarde a ser usada nos lares brasileiros dos anos 20 a 60, a cômoda vintage tem na versatilidade sua principal característica, visto que seus vários padrões e tamanhos agradam a todos bolsos, gostos e necessidades. Com este artigo do Westwing, você conhece os tipos de cômoda vintage e aprende a como usá-los a favor do seu décor. Aproveite!

Compre agora com até 70% off:

Conhecendo a cômoda vintage

Linhas curvilíneas, sutis arabescos e jeito de antiguinha. Não teriam definições melhores para descrever uma cômoda vintage! Este delicado móvel baseado nas mobílias antepassadas voltou à cena do design e mercado atuais para decorar e pôr em ordem dormitórios modernos, mas que queiram um décor tão gracioso e belo quanto o de anos atrás.

A cômoda vintage que conhecemos hoje existe em duas principais versões: uma delas é a restaurada, ou seja, um móvel original que tenha sido guardado até hoje, mas que recebeu novos acabamentos, ou fabricada com as mesmas características da cômoda antiga e reproduz o modelo primitivo.

Assim como quase todos os modelos de cômoda, a cômoda vintage é usualmente feita de madeira maciça, de demolição, MDF ou MDP, sendo os detalhes os grandes responsáveis pelo caráter remoto e um tanto monárquico da peça. Pés baixos e curvados ou do tipo palito, várias gavetas e puxadores vintage.

Cômoda vintage: cores para todos os gostos

As versões mais atuais de cômoda vintage contam com inúmeras opções de cor, desde as mais básicas e tradicionais – como as amadeiradas e em tons de mel, mogno, castanho, cerejeira, imbuia, tabaco ou caramelo – até modelos coloridos e alegres, dos quais branco, rosa, azul, vermelho, verde e amarelo em todos os tons, além dos estampados, com ilustração de flores e ladrilhos. O acabamento da cômoda vintage costuma ser em pátina ou verniz.

A cômoda vintage e o décor

Claro, além de a cômoda vintage ser perfeita para um ambiente em estilo clássico e um quarto vintage, por exemplo, ela ajuda a compor diferentes tipos de décor e temáticas, como o colonial, retrô, rústico, provençal e shabby chic, uma vez que seus traços são delicados, românticos e de épocas passadas.

Quanto aos ambientes, a cômoda vintage comprova seu caráter eclético e extremamente estético quando percebemos que o móvel se encaixa com maestria em diferentes espaços e não apenas em dormitórios, assumindo o papel de mobílias como penteadeira, criado-mudo, aparador, rack, sapateira etc.

Se o seu desejo é dispor de uma cômoda vintage no closet, por exemplo, uma dica é optar pela cômoda com espelho e/ou sapateira, supercharmosa e espaçosa. Já para a sala de estar ou hall de entrada, a cômoda vintage substitui o aparador e o rack, podendo ser usada para decorar e apoiar objetos decorativos e utilitários.

No quarto, procure criar harmonia combinando a cômoda vintage com elementos também neste estilo e que tenham o mesmo tom. Assim, não só roupas, acessórios, jogos de cama e demais objetos serão devidamente armazenados, como seu décor ganhará originalidade, equilíbrio, beleza e sofisticação!