Colcha de Tecido

Colcha de Tecido

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraColcha de Tecido

Escolher a roupa de cama é uma missão que parece difícil. É preciso pensar na qualidade do produto e também na decoração do ambiente. Por isso, a colcha de cama é a peça principal para você caprichar na hora de escolher. Ela é a responsável para decorar a sua cama com a praticidade de ser uma peca única e personalizada. Se você quer um toque leve e confortável, a colcha de tecido é a opção perfeita.

A colcha de tecido possui diferentes modelos como tecidos estampados, lisos, com desenhos, mensagens, flores ou texturas. Elas podem ser feitas em fábricas ou manualmente com técnicas de artesanato como o fuxico e retalhos. Se você busca por inspirações para decorar o seu quarto com a colcha de tecido ou até deseja saber como fazer a sua colha de retalhos, não deixe de conferir as dicas que o Westwing separou aqui para você se apaixonar. Confira!

Colcha de Tecido: Conforto para Decorar

Quando imaginamos uma cama confortável para relaxar, nos vem na cabeça uma cama de revista. Mas, saiba que é possível ter uma cama muito bem decorada e caprichada na sua casa. A colcha da cama é responsável para decorar e trazer elegância para o seu quarto. O modelo de colcha de tecido, é ideal para quem deseja um tecido macio, simples e ao mesmo tempo cheio de vida para o ambiente. Existem modelos de colcha de tecido como os estampados, lisos, acolchoados, retalhos e a colcha de fuxico, técnica antiga e artesanal. Com a colcha de tecido você poderá decorar o seu quarto com simplicidade e escolhendo entre estampas florais, poás, desenhos e cores uniformes para destacar ou trazer leveza para sua cama.

Colcha_de_Tecido

Tipos de Tecidos para Colcha

Entre todos os tipos de tecidos disponíveis no mercado, é possível escolher o melhor para a sua casa de acordo com as suas necessidades. Confira algumas das opções de tecido para colcha mais comuns para escolher o ideal para você.

Algodão: provavelmente o tipo de colcha de tecido mais comum. Este material é agradável ao toque, além de ser uma ótima opção para a meia-estação, não sendo muito quente nem muito fresco. O algodão possui diversas subcategorias, basta encontrar a que melhor se adequa à sua necessidade.

Linho: tecido leve e de aparência orgânica, é uma ótima opção para os dias quentes de verão. No caso da colcha de tecido, o material pode vir acompanhado de bordados, adicionando mais charme à peça. Essa opção é chamada de tecido richelieu.

Cânhamo: este tecido é de produção natural e uma subcategoria das colchas de algodão. Sua produção natural, sem adição de elementos sintéticos como o poliéster, evita alergias ao contato com a pele. Indicado para pessoas mais sensíveis à irritações.

Jacquard: criado no século XIX, o jacquard é proveniente de um processo têxtil no qual o tecido ganha novas padronagens através de discretos bordados. A colcha de tecido em jacquard é de material mais pesado, ótima para aqueles dias frios. Além do seu conforto, a peça ainda é ótima para compor em diferentes estilos decorativos, do clássico ao minimalista, apenas variando a sua coloração.

Seda: além da beleza e conforto que a colcha de seda dispõe, o tecido ainda promete servir como um tipo de cosmético, tratando e hidratando do cabelo e pele.

Como Fazer uma Colcha de Retalho

Ter uma colcha de tecido de retalho é optar por charme e aconchego para todas as épocas do ano. O retalho é uma técnica que consiste em unir diversos pedaços de tecidos misturados, de diferentes cores, estampas e formas. Isso dará um toque suave e delicado para sua cama. Se você deseja aprender como fazer essa colcha de tecido com retalhos é só anotar os materiais abaixo:

  • Retalhos
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Agulha e linha
  • Manta para enchimento de colchas
  • Tecido de algodão liso para o fundo

O primeiro passo para fazer a sua colcha de tecido é medir a sua cama. Depois escolha o tamanho que você deseja que cada quadrado dos retalhos tenham. Um boa medida para camas de casal é a de 10×10 cm. Corte até ter a quantidade necessária para fazer a sua colcha de tecido cobrindo toda a extensão da cama até um palmo do chão. Comece a costurar um quadrado no outro, eles ficarão com quase 1cm a menos, mas isso já estava calculado no tamanho dos quadrados. Ao terminar de costurar cada quadrado de retalho da sua colcha de tecido, é a hora de colocar a manta de enchimento por toda sua colcha. Coloque o tecido do fundo por cima e costure as bordas virando mais ou menos 1 cm para dentro na costura. Finalize com a técnica clássica de colcha de tecido, chamada matelassê. Basta fazer um X no quadrado de cada retalho com a máquina de costura. Isso dará um charme para sua colcha de tecido, deixando- a com uma textura acolchoada e macia para suas noites de sono!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

A cama é a protagonista do quarto. Nela, passamos nossos momentos de descontração vendo TV ou lendo um livro e repomos nossas energias para um novo dia. Além de visar conforto, a decoração de cama deve expressar nossas preferências e gostos.

O Westwing te ajuda a criar uma decoração de quarto mais aconchegante e estilosa. Oferecemos produtos como jogo de cama, colcha, cobre-leito, cobertor, edredom, travesseiro, fronha e muito mais. Para ter acesso às nossas curadorias diárias, basta se cadastrar em nosso site gratuitamente. Aproveite!

Próximas campanhas