Chá de Hibisco

Chá de Hibisco

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraChá de Hibisco

Ele tem propriedades antioxidantes, ação diurética, combate o colesterol e é muito utilizado em dietas. O chá de hibisco, preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, é muito popular em alguns países, especialmente na África ocidental, onde é vendido como refresco. Na Itália, por outro lado, o chá de hibisco, conhecido como "carcade", é geralmente bebido frio e açucarado.

Diferente daquela espécie de hibisco encontrada nos jardins, a flor que dá origem ao chá de hibisco possui flavonóides e ácidos orgânicos, que, entre outros benefícios, protegem o coração, aumentando o colesterol bom (HDL) e reduzindo os triglicerídeos e a pressão arterial. Quer aprender a fazer um delicioso chá de hibisco e desfrutar de todas as suas propriedades para a saúde? Acompanhe as dicas que o Westwing preparou e explore todo o potencial dessa linda flor!

Como Fazer Chá de Hibisco

O chá de hibisco requer alguns cuidados no preparo. Por isso, o passo inicial é levar um litro de água ao fogo, acrescentando duas colheres de sopa de hibisco seco assim que a água ferver. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por cinco minutos. Coe em seguida e sirva seu chá de hibisco!

Para quem está de dieta, ervas como cavalinha e alfafa aumentam os efeitos diuréticos e antioxidantes do chá hibisco. O ideal é tomar o chá de hibisco diariamente entre as principais refeições do dia, fazendo somente a quantia que pretende beber no dia para que o chá não oxide e perca as propriedades medicinais.

Benefícios do Chá de Hibisco

O chá de hibisco possui propriedades diuréticas e cardiovasculares, além de antiespasmódicas, digestivas, corantes, aromatizantes e calmantes. Atualmente, a planta vem sendo utilizada como coadjuvante no tratamento da obesidade e na modulação do equilíbrio orgânico. Também protege o coração de doenças e a pele do envelhecimento.

Quantidade Recomendada de Chá de Hibisco

A orientação é consumir um copo de 200 ml de chá de hibisco. Para cada copo, deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá. Gestantes e lactantes devem evitar o chá de hibisco, já que a bebida possui ação mutagênica, ou seja, pode interferir na estrutura dos genes do bebê.

Receita de Chá de Hibisco com Canela e Gengibre

O hibisco, a canela e o gengibre possuem excelente ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo coadjuvantes no emagrecimento. Para fazer essa receita você precisará de:

  • 1 xícara de chá de água filtrada
  • 2 colheres de chá de hibisco
  • 1 unidade de canela em pau
  • 1 colher de chá de lascas de gengibre

Modo de preparo

Ferva a água. Em uma xícara, coloque o hibisco, a canela e o gengibre. Tampe por cinco minutos e coe. Sirva em seguida.

Além de muito saboroso e relaxante, o chá de hibisco contém inúmeras propriedades, que serão benéficas para a sua saúde. Seja quente ou gelado, incorpore o chá de hibisco ao seu dia a dia!

Próximas campanhas