Cerâmica

Cerâmica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCerâmica

Vinda do grego com o significado de “argila queimada”, a cerâmica pode ser considerada uma técnica ou uma arte. É facilmente encontrada na composição de objetos e artefatos decorativos, seja em sua totalidade ou apenas nos detalhes. Com uma produção milenar, a primeira peça de cerâmica encontrada foi datada de 24.500 anos a.C. na Tchecoslováquia. Porém, mesmo tendo sido primeiramente encontrada nessa região, a cultura de se fazer cerâmica aconteceu em várias regiões distantes umas das outras e ao mesmo tempo. Algumas peças foram encontradas, por exemplo,no Japão e no Brasil com a mesma data de confecção, estimada em oito mil anos.

Cada grupo aprendeu a produzir suas cerâmicas a partir de argila queimada, fazendo-as a sua maneira e resultando em diferentes tipos de objetos criados a partir desse material em uma viagem cultural que contempla todos os gostos. O Westwing te mostra todos. Confira!

 

Tipos de cerâmica

Existem quatro tipos principais de cerâmica: a terracota, a faiança, a grês e a cerâmica vidrada. O que muda de uma para a outra é o modo de produção. A terracota é uma argila que foi cozida no forno e não é vidraçada, mas pode ser pintada. A cerâmica faiança, por sua vez, é uma louça fina obtida a partir de uma pasta porosa que foi cozida em altas temperaturas e que pode ser revestida de esmalte ou envernizada, sendo pintada com motivos decorativos. A grês é um tipo de cerâmica envidraçada feita de parta de quartzo, argila, feldspato e areia e que pode ser pintada ou não. Por último, a cerâmica vidraçada é a mais conhecida, podendo ser encontrada em forma de azulejo.

Cerâmicas pelo mundo

A cerâmica é um dos poucos produtos encontrados hoje em dia que parecem terem surgido em lugares distintos ao mesmo tempo. Sendo assim, é possível encontrar os mais variados tipos de objetos feitos com esse tipo de material. O país mais conhecido pela sua produção de cerâmicas é a China, tendo suas primeiras peças datadas a partir de 3000 anos a.C.. Conhecida por seus objetos de design harmonioso e pinturas delicadas, as cerâmicas chinesas fazem parte da decoração de diversas casas ao redor do mundo. Já pelo lado ocidental, as civilizações incas, maias e astecas possuem um extenso histórico e peças feitas a partir da cerâmica que se restringem hoje em dia aos museus e acervos fechados.

Como reparar rachaduras

Lindas, porém delicadas, as cerâmicas são peças frágeis e que podem se romper com facilidade. Mas, se isso acontecer, não se afobe e não jogue a peça no lixo, pois ela pode ter conserto. A primeira e importante dica é usar luvas limpas, depois comece limpando as partes lascadas com um cotonete molhado com água morna e sabão. Deixe o objeto secando por 30 minutos num forno aquecido a 50ºC.

Retire a peça e, enquanto ainda estiver quente, passe cola branca especial para cerâmica ou cola epóxi para metal, vidro e porcelana. No caso da rachadura ter partido o objeto em dois, aplique a cola com a ajuda de um pincel e pressione as duas partes entre trinta segundos a um minuto. Se for apenas uma rachadura, a aplicação fica mais fácil com um palito de dentes. Se o objeto estiver apenas lascado, preencha as áreas danificadas com um pouco de cola deslizando o pedaço lascado no lugar. Não se esqueça de remover os excessos de cola e de deixar esfriar e secar durante a noite.

Próximas campanhas