Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCasa Rústica

Já faz tempo que a decoração rústica não está presente apenas em casas de campo e de praia. Cada vez mais, muitas residências urbanas apostam nesse estilo dentro do composé pelo conforto, casualidade e versatilidade e, claro, para garantir um efeito tropical e campestre, que é uma das tendências decorativos deste ano — e parece que não irá embora tão cedo! Se você gosta da estética dos materiais naturais, que tal apostar em uma casa rústica?

A casa rústica é acolhedora, muito confortável e com ares de casa de campo. Os elementos naturais ganham evidência, bem como os móveis sólidos com acabamentos desgastados e sempre materiais altamente qualificados. Apesar de possuir algumas características universais, a decoração rústica é também bastante eclética e pode ser facilmente combinada com elementos de outros estilos. Variações sutis dentro da casa rústica podem levar a efeitos de decoração personalizados e inovadores. Saiba como, com o Westwing!

O Estilo da Casa Rústica

O estilo rústico na decoração se dá principalmente pelo uso de materiais naturais desgastados e crus, como a madeira. Entre as características do rústico estão a presença de texturas e acabamentos grosseiros — pois a imperfeição faz parte dessa vertente, uso de madeiras e elementos naturais e visuais que nos remetam ao campo. Confira algumas possibilidades para transformar a sua casa com muito charme e elegância.

Para acertar na decoração da sua casa rústica, há algumas mudanças específicas que farão a diferença no espaço. Para atingir o sucesso na hora de compor uma casas rústica, invista em tijolos aparentes, móveis em madeira bruta, aspectos desgastados e muito mais. Saiba como decorar uma casa rústica:

  • Tijolo aparente: o tijolo aparente é bastante característico nas decoração de casa rústica rústica: além de garantir uma parede diferentes e inovadora, o item confere aconchego. Além disso, você pode pensar em outros apoios além das paredes, como vigas de madeira ao redor da sala de estar. Se o pé direito de sua casa for alto, melhor ainda!;
  • Madeira bruta: a madeira é o item principal para transformar o seu espaço em uma casa rústica. Ela terá a função de esquentar o ambiente e torná-lo mais aconchegante. Mesas de apoio em madeira bruta, estantes, poltronas… Aposte sempre em tonalidades naturais da madeira;
  • Aspectos desgastados: a aparência desgastada é fundamental em uma casa rústica. Combine as peças desgastadas com têxteis e adornos decorativos primorosos para transmitir o efeito elegante do espaço.

Cozinhas Rústicas

Ao contrário dos espaços minimalistas das cozinhas modernas, a cozinha de uma casa rústica oferece um ambiente acolhedor e muito agradável. Esse tipo de cômodo relembra as cozinhas das vovós pelo grande número de utensílios culinários expostos, além de fogões à lenha, mesas de madeira maciça, têxteis em cores quentes. A cozinha de uma casa rústica costuma ser o centro para a reuniões em família.

A casa rústica tem todos os fatores necessários para criar o ambiente mais acolhedor possível. Para completar, deixe que a entrada de luz auxilie ainda mais nesse efeito aconchegante. Afinal, móveis de madeira escuro podem obstruir um pouco o efeito luminoso e, para não deixar isso acontecer, aposte em grandes janelas e cortinas claras para a sua casa rústica!

Próximas campanhas