Banheiro Pequeno Planejado

Banheiro Pequeno Planejado

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBanheiro Pequeno Planejado

Em muitas situações, montar um banheiro pequeno planejado pode ser a solução para devolver a funcionalidade a um imóvel ou mesmo restaurar a paz na rotina familiar. No entanto, as dúvidas sobre como implementar esse tipo de cômodo são muito comuns. Afinal, como organizar tantos elementos essenciais como chuveiro, sanitário e pia em alguns poucos metros quadrados? A boa notícia é que há muitas respostas para essa pergunta e opções para todos os casos.

Os banheiros pequenos planejados estão se tornando padrão nos imóveis modernos. A popularidade dos cômodos compactos vêm resultando em interiores cada vez menores projetados em espaços no mínimo desafiadores. Por mais confortável que pareça a ideia de ter um banheiro espaçoso, o tamanho reduzido não precisa afetar a funcionalidade tampouco o estilo do cômodo. O Westwing te ajuda a reformar ou decorar seu banheiro pequeno planejado trazendo dicas de móveis e designs para você se inspirar!

Como Montar Banheiros Pequenos Planejados

Difícil não concordar com o fato de que um banheiro pequeno planejado é melhor que banheiro nenhum. Afinal, seja como cômodo auxiliar ou como banheiro principal do imóvel, dispor de uma área dedicada à higiene pessoal e satisfação das necessidades diárias é prioridade em qualquer planta residencial. Para muitos a ideia de um banheiro pequeno é automaticamente associada a falta de praticidade e estilo. A verdade é que esses cômodos podem surpreender tanto na funcionalidade quanto na estética. No entanto, é fundamental saber como organizar o espaço de maneira inteligente.

Diferente de um banheiro compacto comum, um banheiro pequeno planejado  possui como principal vantagem a flexibilidade em termos de desenho. Por ser planejado sob medida, o ambiente pode ser trabalhado em todas as suas demandas e potencialidades. Isso significa que cada esquina ou canto de um banheiro pequeno planejado pode — e deve — ser aproveitada. Do mesmo modo, o planejamento do cômodo também permite uma manipulação mais eficiente de possíveis aspectos desafiadores na estrutura do interior como a falta de iluminação natural ou espaço para uma banheira convencional, por exemplo.

Louça e Acessórios para Banheiro Pequeno Planejado

Se possível, é recomendável evitar amontoar o espaço com muitas peças mantendo um design limpo e básico. Portanto, evite utilizar o banheiro pequeno planejado como área de armazenamento.

A louça do banheiro pequeno planejado precisa refletir as demandas do cômodo. Em muitos casos, sair do lugar comum ao escolher as peças é a melhor alternativa. Os sanitários arredondados trazem um ar moderno e arrojado ao banheiro ao mesmo tempo em que auxiliam na otimização de espaço do banheiro pequeno planejado. O mesmo vale para a pia, pois o lavatório não é a única possibilidade. Uma pia de canto com bancada arredondada pode ser uma ótima alternativa para o aproveitamento de uma esquina. Se a pia for instalada ao lado do sanitário, vale criar uma extensão da bancada até a parte superior do vaso de modo a criar mais espaço. 

Para o armário de banheiro pequeno planejado, é recomendável optar por um modelo com porta de correr para salvar espaço de circulação. Os modelos embutidos ou mesmo encravados em um sulco na parede são ideais.

A área de banho é frequentemente considerada uma área crítica no banheiro pequeno planejado. De fato, ela precisa ser bem projetada de modo a permitir um banho confortável e ao mesmo tempo ser viável. Boxes de vidro transparente com porta de correr são os mais indicados para um banheiro pequeno planejado. Para quem deseja instalar uma banheira para banheiro pequeno planejado, os modelos de canto são uma excelente alternativa. Outra opção é instalar o chuveiro acima da banheira e assim aproveitar espaço.

O revestimento aplicado ao banheiro é outro fator essencial. Se a ideia for montar um banheiro pequeno com porcelanato, é recomendável o uso de peças de cores claras. A escolha de um rejunte de cor próxima a cor do revestimento ajudará a criar a sensação de mais espaço. No caso de um banheiro pequeno rústico, avalie o uso de um porcelanato de design similar à madeira, uma tendência bastante atual em decoração.

Aproveite o máximo da luz natural e abuse dos espelhos e superfícies espelhadas no seu banheiro pequeno planejado. O espelho cria a sensação de amplitude ajuda a refletir e difundir a luz e ainda torna o banheiro pequeno planejado mais funcional.

Próximas campanhas