Arte Contemporânea

Arte Contemporânea

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArte Contemporânea

A arte contemporânea surgiu na segunda metade do século XX e até hoje é tendência no universo das artes. Dentre os estilos da arte contemporânea é possível encontrar o pop art, op art, minimalismo, hiper realismo e muitos outros que podem inventar a forma de decorar, inclusive, os ambientes internos e externos da casa. As principais características da arte contemporânea são as linhas, simplicidade e um visual clean, permitindo uma série de combinações interessantes.

Mergulhe na história da arte contemporânea com o Westwing e descubra como decorar a casa de um jeito prático, bonito e inovador. Conheça os principais nomes deste movimento e se inspire nas diversas formas de decorar a casa usando os principais estilos da arte contemporânea, trazendo para as áreas internas e externas um conceito moderno e proporcionando uma incrível experiência de decoração. Confira nossas dicas e aproveite os descontos especiais!

Arte Contemporânea: Estilos

Trazer a essência do puro e do simples, isso é arte contemporânea. Sucedendo o estilo Rococó, definido pelo seu excesso de linhas e ornamentos, a arte contemporânea chega para revolucionar apenas com a simplicidade. Em meio a um período de guerras, esta nova visão de fazer arte buscava retratar as verdades do inconsciente. Desde o seu surgimento, foram diversos estilos criados que seguem essa linha:

  • Pop art: tendo como principal artista o pintor Andy Warhol, o pop art é reconhecido pelas cores e a reprodução de objetos do dia a dia.
  • Op art: obras que usam formas geométricas que criam um efeito de ilusão de ótica.
  • Minimalismo: cria uma atmosfera simples, com pouca ornamentação e destaca a funcionalidade de cada coisa.

A arte contemporânea brasileira começa a tomar forma na década de 50 e também consegue um lugar de destaque. Artistas como Adriana Varejão, Hélio Oiticica, Os Gêmeos e Romero Britto são alguns que carregam esta essência, seja no surgimento da arte contemporânea ou nos dias atuais.

Arte Contemporânea na Decoração

A arte contemporânea também refletiu no universo da decoração e trouxe características importantes que são utilizadas com frequência nos projetos residenciais e comerciais.

Os móveis são criados pela simplicidade das formas: linhas retas sem ornamentação. Aqui, o que importa é o conforto e a elegância. Para elevar o conforto dos móveis contemporâneos, a ergonomia começou a ser levada em consideração, proporcionando inclusive um visual interessante e muito bonito. Dentre os materiais mais utilizados estão a madeira (podendo ser clara ou escura), metal, couro e vidro – podendo ser utilizado mais de um material para a confecção de um móvel. O concreto ou tilojo aparente também aparecem como característica da decoração contemporânea.

As cores costumam ser neutras: bege, marrom e cinza são comumentes utilizadas. Mas, se a intenção é dar cor e vida aos ambientes, você pode utilizar as tonalidades quentes como vermelho, amarelo e roxo. Outro ponto importante é a iluminação. A arte contemporânea ressalta bastante isso, pois ajuda a dar mais funcionalidade aos ambientes. Luminárias e spots são obrigatórios.

Para decorar a casa inspirada na arte contemporânea, basta pensar na simplicidade e no conforto, características muito importantes para termos um lar aconchegante e receptivo. Você irá acertar em cheio nesta composição!

Próximas campanhas