Zanine Caldas

Zanine Caldas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraZanine Caldas

José Zanine Caldas nasceu em Belmonte, Bahia, em 1919. É um dos mais aclamados designers de móveis brasileiros, com um estilo próprio muito particular. Autodidata, ele também era arquiteto e maquetista, se destacando sempre por seu olhar rústico sobre as matérias-primas. Seu trabalho é muito reconhecido, tendo ele seus projetos expostos no Museu do Louvre, em Paris e a Bienal de Artes de São Paulo.

Percursor do mobiliário com a preocupação ambiental, foi o fundador de um núcleo que estimula a pesquisa sobre o uso da madeira na construção civil. Com o objetivo de sempre diminuir a destruição de florestas, Zanine Caldas foi um dos primeiros designers de móveis a usar madeira de demolição em suas obras. Saiba tudo sobre a vida e o trabalho desse visionário no guia preparado pelo Westwing. Conheça suas peças de mobiliário mais importantes e saiba usá-las na decoração.

A vida de Zanine Caldas

O baiano Zanine Caldas era paisagista, maquetista, escultor, designer de móveis e arquiteto autodidata. Aos 20 anos, abriu sua primeira empresa, dedicada a construção de maquetes. Seus trabalhos eram protótipos assinados por grandes arquitetos brasileiros, como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Em sociedade com Sebastião Henrique da Cunha Pontes e Paulo Mello, Zanine Caldas criou sua empresa de mobiliário, chamada de Móveis Artísticos Z. Até o final dos anos 50, ele foi responsável por criar móveis de madeira com influência modernista, usando seu vasto conhecimento em madeira.

Nos anos 60, trabalhou como arquiteto, criando casas no Rio de Janeiro. Seu trabalho desenvolvendo residências mostrou sua influência natural. É comum que seus projetos sejam feitos respeitando a topografia do lugar, ou seja, algumas de suas casas possuem árvores que atravessam salas de estar, por exemplo.

Em 1980, Zanine Caldas fundou o Centro de Desenvolvimento das Aplicações da Madeira, com o objetivo de influenciar as pesquisas sobre o uso de madeira, evitando o desmatamento.

Zanine Caldas teve muita dificuldade em trabalhar como arquiteto, já que não tinha diploma da profissão. Porém, por causa de seu conhecimento abrangente, foi reconhecido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil como arquiteto honorário.

Os móveis de Zanine

Zanine Caldas era defensor da nobreza do trabalho e não do material. Por isso, criou peças leves, modernistas e de forma acessível. Era comum ver em seus móveis madeira de reflorestamento ou compensado. Suas técnicas avançadas com o material lhe renderam o apelido de Mestre da Madeira.

As peças de Zanine Caldas possuem um apelo moderno e rústico. Saiba mais sobre suas principais obras e como usá-las na decoração de casa.

Poltrona Zanine Z: feita em madeira e couro trançado, a peça pode vir acompanhada do banco YZ, um descanso para pés. A cadeira de Zanine Caldas é ideal para salas no estilo tropical, passando muito do espírito brasileiro em seu design.

Poltrona Zanine N: a mais famosa peça de Zanine Caldas é feita em compensado naval. Com estofado em couro ou tecidos escuros, pode decorar salas e escritórios rústicos.

Cadeira Zanine X: o nome da cadeira X é relacionado ao seu formato. Dobrável, a peça é feita em madeira compensada e estofada em diferentes cores. Em tons fortes, ela combina com decorações retrô.

Banqueta Zanine X: com os pés retorcidos, o banco é feito em madeira maciça e estofado em couro. A peça original, que faz parte do acervo do Museu da Casa Brasileira pode encontrada em forma de releituras autorizadas. A banqueta da Zanine Caldas pode ser usada para decorar bares e cozinhas americanas modernas.

Revolucionário no uso da madeira e sempre preocupado com o consumo consciente, Zanine Caldas é um dos mais importantes designers de mobiliários do Brasil. Inspire-se na sua obra e tenha peças sustentáveis em sua casa.

Próximas campanhas