Zaha Hadid

Zaha Hadid

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraZaha Hadid

Nascida em Bagdá em 1950, Zaha Hadid, que já foi citada como uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo, é uma arquiteta considerada desconstrutivista, que também é renomada e vencedora de competições internacionais, sendo um ícone da arquitetura e do design. Em 2004, Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, pelo conjunto de sua obra. Anteriormente ela também fora premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura.

Zaha Hadid criou uma verdadeira vertente da arquitetura, com seus projetos ousados e polêmicos que causam discussão e atraem jovens seguidores no mundo todo. A verdade é que a grande parte da obra de Zaha Hadid é conceitual, mas seus projetos consumados são de extrema qualidade e inovação. Como todos os grandes nomes da arquitetura e design, ela fez grandes parcerias com marcas famosas. Quer saber mais sobre Zaha Hadid? Acompanhe com o Westwing.

Parcerias de Zaha Hadid

A grande arquiteta Zaha Hadid já fez grande parcerias com marcas famosas que veemm suas peças como desejos e ícones da criatividade. Estas parcerias variam de nomes da arquitetura, a chefões da moda e do design como Chanel e Louis Vuitton. Ela já trabalhou para Swarovsky, Lacoste e a brasileira Melissa, que está sempre recrutando designers de nome para seus projetos.

Projetos de Zaha Hadid

Como se fosse um rio sólido, o telhado do prédio do Glasgow Riverside Museum of Transport é cheio de curvas, que, nas fachadas, se transformam em linhas mais retas e pontudas.

Idealizado em 2004, o projeto arquitetônico criado pela Zaha Hadid Architects fica ao lado do rio Clyde, em Glasgow, na Escócia, e foi pensada para ser uma ligação desse canal fluvial com a cidade – é por isso que o Riverside Museum é aberto nas duas extremidades.

Zaha Hadid: Pista de Esqui

A cerca de 750 metros do nível do mar, bem em cima da montanha Bergisel, na Áustria, Zaha Hadid ergueu a Bergisel Ski Jump. Inaugurada em 2002, essa pista para competições de salto de esqui substituiu a antiga estrutura, que já não atendia aos padrões internacionais, na cidade de Innsbruck.

O projeto começou a virar realidade em 1999, quando a Zaha Hadid Architects ganhou o concurso internacional de projetos para a nova pista.

Sua estrutura é a combinação de uma torre e uma ponte, com 90 metros de largura e quase 50 metros de altura. Além de palco de competições, a construção ainda tem um café e um terraço panorâmico, de onde é possível apreciar a vista da cidade e perder o fôlego com os saltos dos esquiadores.

Zaha Hadid: Estação Anti-Incêndio

O Vitra Campus, complexo fabril da empresa de móveis e objetos de design Vitra, fica na cidade alemã de Weil am Rhein. Zaha Hadid foi responsável pela arquitetura da Vitra Fire Station, unidade responsável por prevenir incêndios no complexo. Finalizada em 1994, a obra foi pensada para que seu design ficasse em harmonia com o resto dos prédios do complexo.

Confira tudo sobre os projetos arquitetônicos de outros nomes como Zaha Hadid no Westwing e inspire-se para construir ou reformar a sua casa!

Próximas campanhas