Yasuhiro Yamashita

Yasuhiro Yamashita

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraYasuhiro Yamashita

A Arquitetura e o Desing têm ganhado desde o século XX um caráter bastante orgânico. Ou seja, existe a preocupação em modelar espaços que atendem as necessidades reais das pessoas, acreditando que a maneira com que eles são construídos afeta diretamente àqueles que transitam por ali. Mas, um grande problema enfrentado atualmente é o de fazer boas construções com as cidades oferecendo cada vez mais áreas menores. Nestas horas, uma mente brilhante faz toda a diferença. E Yasuhiro Yamashita é um desses casos.

O arquiteto japonês consegue criar diversas casas aproveitando-se de pouco espaço. Porém, diferentemente do que se pensa, elas conseguem ser bastante aconchegantes e oferecem todos os cômodos necessários para se viver bem e ter uma rotina adequada. Pelas ruas do Japão é possível encontrar diversas de suas obras e influências. Mas você não precisa ir até lá para conferir. Conheça Yasushiro Yamashita com o Westwing.

Biografia de Yasuhiro Yamashita

Yasuhiro Yamashita nasceu em 1960 na província de Kagoshima, localizada no Japão. Fez sua graduação no Instituto Shibaura de Tecnologia, onde se graduou em Arquitetura, e concluiu seu Mestrado na área em 1986.

Pouco tempo depois, em 1991, Yasuhiro Yamashita se estabeleceu na capital do Japão, Tóquio, e montou ali o seu escritório, o Ateliê Tekuto, que se tornou uma grande referência no ramo de arquitetura doméstica, visto que em uma cidade cosmopolita como esta o seu estilo minimalista e funcional cabe perfeitamente.

O estilo de Yasushiro Yamashita

O arquiteto Yasushiro Yamashita sabe como ninguém observar a necessidade da sociedade e juntá-la com elementos da natureza e com a funcionalidade para realizar suas construções. O Japão, assim como o Brasil e diversos outros países do mundo, tem enfrentado o problema do crescimento desenfreado das cidades. Em consequência disso, elas recebem cada vez mais pessoas em buscas de novas oportunidades, mas sofrem com a falta de espaço para acolher toda esta demanda populacional. E é aí que Yasushiro Yamashita entra em cena.

Ele consegue criar pequenos espaços bastante funcionais e que, apesar de reduzidos, possuem tudo o que é necessário para uma pessoa morar ou trabalhar de maneira cômoda. Yasushiro Yamashita constrói ambientes bem otimizados, aproveitando cada detalhe e possibilidades que o espaço para a realização lhe proporciona. Além disso, ele também aproveita diversos materiais que vão desde o tijolo e a madeira, até o uso de cristais.

Yasuhiro Yamashita e suas obras

Uma das obras mais conhecidas e admiradas de Yasuhiro Yamashita é a Reflextion of Mineral, ou “Reflexão do Mineral” em tradução livre. Ela é uma pequena casa de 44m² que possui todos os cômodos necessários, como sala de estar, cozinha, quarto e banheiro, distribuídos por seus três andares. No térreo ainda há um espaço coberto para estacionar o carro e que, quando livre, serve como pátio. Seu formato angular lembra bastante os tradicionais origamis japoneses, mas recorda principalmente um diamante, e por isso a referência a mineral no nome do projeto. Yasuhiro Yamashita teve também a preocupação de conseguir utilizar o máximo de luz natural possível para a iluminação interna da casa através de algumas superfícies transparentes e opacas.

Outro projeto desenvolvido por Yasuhiro Yamashita é o Lucky Drops que foi, inclusive, premiado em 2005 com o Good Design Award, um dos maiores no segmento de design e arquitetura do Japão. Ele consiste em uma residência em forma de trapézio. Seu diferencial é que a estreiteza do local é compensada por seu alongamento e profundidade.

Este é Yasuhiro Yamashita, um dos maiores arquitetos contemporâneos.

Próximas campanhas