Xícara Preta

Xícara Preta

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraXícara Preta

Não importa a ocasião, uma coisa é certa: as xícaras são peças indispensáveis entre as utilidades domésticas por seu caráter útil e elegante. Popularizadas ainda no século XVII, mas presentes pelo mundo há dois mil anos e em formatos distintos dos de hoje, elas ganharam status década após década e agora surgem em dez de cada dez cozinhas modernas, preocupadas em servir bem. Modelos de xícaras não faltam e um deles é conhecido por xícara preta.

Grande, média, pequena. De café, chocolate ou chá. A xícara preta é eclética em suas formas, medidas e padrões, podendo ser vendida individualmente ou em conjunto, geralmente formando um belo jogo de xícaras. Para muitos, a peça chega a ser um objeto indispensável em casa, seja para uso próprio, servir as visitas ou compor um kit de utensílios pretos. Se um destes é o seu caso, acompanhe o especial do Westwing sobre xícara preta!

Xícara preta para todos os gostos

Com curvas delicadas, redondas ou levemente quadriculadas, e graciosas alças, que às vezes também se tornam o grande destaque da peça quando maiores e com formatos incomuns, a xícara preta é capaz de atuar como protagonista em um lar, uma vez que é discreta, neutra, sutil e elegante, mesmo com sua cor escura.

Seus diferentes modelos não variam apenas em formato, sendo que a xícara preta também é versátil em outros aspectos: tem como base materiais como a cerâmica, bastante vista em xícaras pretas maiores e para café, capuccino ou chocolate, e porcelana, presente nas versões mais leves e delicadas, sobretudo na xícara de chá preta e na mini xícara preta.

Frequentemente acompanhada por um “inseparável” pires, quadrado ou circular, mas sempre gracioso, a xícara preta também se distingue por seus vários acabamentos, que vai de resinado e brilhoso a fosco e que pode, inclusive, ser criado pelo próprio morador. Existe, ainda, a xícara preta simples, pintada de preto por dentro e por fora, e a versão trabalhada, colorida internamente ou com estampas de poás ou flores por fora e no pires.

A função útil e decorativa de uma xícara preta

É quase que unânime a presença de uma ou mais xícaras na mesa durante os cafés da manhã, brunches ou mesmo para aquele chá ou cafezinho para animar o dia. Isso porque ela é ideal para servir bebidas quentes, graças à sua alça e aos materiais que mantêm a temperatura dos líquidos. Em se tratando da xícara preta, há ainda mais vantagens além destas, já que a peça é superdecorativa e refinada devido à cor.

Cozinhas e espaços gourmets ganham certo ar sóbrio e apurado quando expõem seus modelos ou conjuntos de xícara preta. As versões com poás, por exemplo, são um mimo e deixam os cantinhos mais charmosos e delicados. Para usar a xícara preta como objeto decorativo, também é possível dispor de um conjunto de xícaras pretas penduradas pelas alças em um suporte aramado e disposto sobre um balcão ou ilha.

Sobre as mesas, uma boa pedida é harmonizar a xícara preta com os demais utensílios, dentre eles os pratos, bule, açucareiro e sousplats. Neste caso, também é possível misturar peças de outras cores, já que o preto é uma cor neutra e combina com facilidade, ou mesmo criar uma composição com o bom e velho preto e branco, garantindo estética e elegância na hora de servir. Experimente!

Próximas campanhas