Xícara Branca

Xícara Branca

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraXícara Branca

Para após uma refeição em família, receber as visitas ou mesmo para uso diário, a apresentação na hora de servir é fundamental e inclui peças elegantes, utensílios modernos e muito capricho. O que não quer dizer que o clássico tenha que ficar de fora, pelo contrário, o estilo esbanja sofisticação e conta com acessórios básicos para a rotina doméstica, como é o caso da boa e velha xícara branca, item indispensável à mesa e culinária, em geral.

Mesmo com as atuais e infinitas opções de xícaras coloridas, a xícara branca figura como uma peça essencial ao café da manhã, brunch e chá da tarde, destacando-se por sua simplicidade, detalhe que a faz compor a mesa de forma mais fácil e funcional. São tamanhos, formatos e opções para todos os gostos, bolsos e necessidades. Acompanhe o artigo especial que o Westwing preparou sobre xícara branca, inspire-se e garanta uma mesa primorosa!

Modelos de Xícara Branca

Sozinha ou em conjunto com 6 ou 12 peças, a xícara branca é um utensílio facilmente encontrado em uma casa, seja ela moderna, com linhas mais simples e arredondadas, ou tradicional, com contornos curvilíneos e pinturas delicadas. Independentemente do estilo, a xícara branca vem acompanhada de pires e tem alça em diferentes formatos.

Os modelos de xícara branca são divididos em xícara de café e xícara de chá. A primeira é pequena, leve e graciosa e, assim como seu pires, pode ser redonda ou quadrada; já a segunda é maior, geralmente circular, com espessura robusta, também chamada de xícara de capuccino e, por vezes, faz parte de um “aparelho de chá”, composto por açucareiro, bule, leiteira e caixa de madeira.

Quanto aos materiais com os quais a xícara branca é fabricada, incluem, principalmente, porcelana ou cerâmica; porém, ela também existe de plástico e alumínio pintado. Alguns modelos da peça contam com acabamento estampado, em grande parte com ilustrações de poás, xadrez, listras, flores, folhas ou mensagens personalizadas, sempre charmosas e refinadas.

Xícara Branca: Usos e Vantagens

Para compor a mesa, a xícara branca é uma peça curinga, já que serve com simplicidade e, ao mesmo tempo, elegância. Além disso, sua aparência neutra permite combinar com vários outros elementos. Uma boa sugestão é mesclar uma xícara branca ou um conjunto delas a peças de outras cores, como uma xícara amarela ou pires coloridos e de tons que contrastem com o branco, mas que criem harmonia visual e um espaço moderno e alegre.

Na decoração, você tem a opção de manter as xícaras brancas guardadas com cuidado ou expostas em ganchinhos acima do frontão da pia ou abaixo de uma prateleira. Nesse caso, a dica é apostar nos modelos com estampas delicadas e misturá-las a canecas e xícaras coloridas; assim, será criado um estilo romântico, como o provençal, shabby chic ou rústico, e o armário ainda ganhará mais espaço.

As vantagens da xícara branca não param por aí! Ela é ideal como medida para diferentes tipos de receitas, doces ou salgadas, em especial a xícara de chá branca. Outra opção de uso da xícara branca é reutilizar uma peça antiga como vasinho para flores no jardim, varanda ou janela da cozinha, dando vida a uma decoração floral encantadora e super feminina. Experimente!

Próximas campanhas