Vinil

Vinil

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraVinil

O vinil, ou policloreto de vinil, é um tipo de plástico conhecido popularmente também como PVC, que provém do nome em inglês do material, Poyvinyl Chloride. O material é feito em partes de cloro e eteno, um derivado de petróleo. Conhecido como a matéria-prima dos discos antigos, o vinil também pode aparecer na decoração de casas e apartamentos. Para os que querem dar um toque retrô para o espaço, esse tipo de plástico é ideal.

Na construção, o PVC é muito conhecido. Ele pode ser usado em canos, conexões, telhas, fios e revestimentos. Para decorar, o vinil é matéria-prima de cadeiras, mesas, estantes, adesivos, tecido para estofados, entre outros. O Westwing compilou informações sobre o material e suas aplicações. Saiba ainda como reaproveitar produtos existentes em vinil, como discos e canos de PVC para decorar e organizar sua casa. Inspire-se!

Estofados em Vinil

Os estofados revestidos em vinil possuem diversas vantagens, como a fácil higienização, a impermeabilidade, a durabilidade e a vasta gama de possibilidades de cores e estampas. Porém, muitos buscam no material o visual retrô proporcionado por seu brilho. Um sofá, poltrona ou cadeira com revestimento vinílico podem trazer a aparência desejada para uma decoração anos 60 ou 70, por exemplo.
Para limpar um estofado no material, basta passar um pano úmido com água e algumas gotas de detergente neutro. Manchas difíceis podem sair com álcool mineral. Se o móvel ficar em ambientes expostos ao sol, é indicado aplicar um revestimento protetor para proteger os estofados dos raios ultravioleta.

Revestimentos em Vinil

A praticidade da manutenção e a qualidade faz com que a escolha por pisos vinílicos seja cada vez maior. O material, por ser antialérgico, impermeável, de fácil aplicação e de alta resistência é excelente para quem possui crianças em casa. O vinil possui diversas opções de cores e estampas e tem sido visto cada vez mais em padronagens que imitam madeira, fazendo com que a sua aceitação em ambientes internos seja maior.
Por causa de sua impermeabilidade, o vinil é uma das escolhas mais comuns para revestir piscinas e áreas externas. O material apresenta um excelente custo benefício e faz o acabamento de uma forma bonita e com qualidade.

Reaproveitando canos de PVC

Os canos de PVC são muito versáteis e podem ser usados para organizar em vários ambientes da casa. No Brasil, a taxa de reciclagem do material tem crescido ao longo do tempo. Faça a sua parte e veja como usar os tubos em vinil em cada cômodo:

Cozinha: Experimente pregar os canos dentro dos armários para ter um espaço maior de organização de utensílios. Diversos tubos podem também ser amarrados com uma fita de cetim ou de juta e ser usado como um porta-talheres criativo.

Sala: Vários tubos grandes, se empilhados viram um suporte para garrafas de vinho em cima do bar. Tubos finos pendurados na parede são excelentes ganchos, que podem ser pintados de cores que combinem com o restante da decoração.

Quarto: Organize armários com canos de PVC. Eles podem ser cortados e usados para separar meias e peças íntimas em gavetas, enquanto os tubos maiores dispõem sapatos dentro do guarda-roupas.

Banheiro: Pregado dentro dos armários do banheiro, os tubos podem organizar escovas de dente, pentes e até chapinhas e secadores de cabelo.

Discos de Vinil na Decoração

Os discos de vinil podem ser usados de diferentes maneiras na decoração. Em sua forma normal, é possível pendurá-los nas paredes e usá-los para substituir quadros de uma forma estilosa. Experimente ainda substituir os jogos americanos com discos e ponha uma mesa jovial e divertida.
O vinil pode ser aplicado em todos os lugares da casa. Seja na construção ou na decoração, o plástico é durável, econômico e pode ser também muito bonito. Comece agora a decorar ou reaproveitar o PVC em seu lar.

Próximas campanhas