Veludo

Veludo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraVeludo

Poucos tecidos são tão clássicos e elegantes como o veludo. Usado na Europa desde a Idade Média, o veludo costuma estar associado aos tipos de tecido mais finos e luxuosos. Tradicionalmente feito com fios de seda, é um pano de trama estreita, o que faz com que ele seja extremamente macio.

Algumas variações mais acessíveis do veludo surgiram com o tempo. Atualmente, a viscose, o acetato e o algodão podem ser usados na confecção do tecido. Mesmo com esses materiais, o composto de fibras da fabricação do veludo é espesso e delicado, fazendo com que o pano fique suave. Originalmente criado como roupa de festa, hoje pode ser encontrado em peças do dia a dia, inclusive em estofados de móveis e almofadas. Conheça mais sobre um dos panos mais adoráveis do mundo e aprenda a limpá-lo corretamente com o Westwing!

PRODUÇÃO DO VELUDO

Na produção desse tecido é preciso um pouco mais de tempo do que outros panos. Além disso, ele leva mais linha. Um dos processos existentes para a produção do veludo tem início no empilhamento de vários fios sobrepostos. Eles serão entrelaçados em duas partes de pano por um tear especial. Em seguida, serão novamente separados por uma lâmina específica. Desunidos, serão colocados em rolos de tecido separados, o que fará com que as extremidades da pilha fiquem macias.

Outro método usado substitui as duas peças de tecido pelo uso de  fios ao longo do tear. Depois de a pilha ser cortada, os fios são removidos.

Após passar por um desses processos e de ser cortado no nível da pilha, o veludo é tingido. Ainda úmido, é escovado ou torcido, produzindo o que é referido como veludo esmagado. Alguns métodos incluem ainda a tecelagem de linhas coloridas no pano, produzindo formas ou desenhos.

Hoje existem inúmeras matérias-primas para a confecção do veludo. Além da seda e do algodão, fibras como o linho e lã são utilizadas e, mais recentemente, veludos sintéticos têm surgido, tendo como material o poliéster, o náilon e a viscose.

Durante o processo de produção do veludo, muitas vezes adiciona-se elastano à mistura, o que garante certa elasticidade ao pano.

VELUDO NA DECORAÇÃO

Sempre em alta no mundo da moda, o veludo é tendência também na decoração. Sua maciez pode ser encontrada em sofás, poltronas, cortinas e almofadas. Usado da maneira certa, o veludo deixa o ambiente sofisticado e um tanto retrô.

Mas, como o veludo é um tecido que costuma chamar atenção, tente mesclar as peças confeccionadas a partir dele com objetos de outros materiais. Uma sugestão é combiná-lo com madeira ou couro. Para quem prefere algo mais sutil, a utilização de apenas detalhes em veludo, como almofadas ou tapetes pequenos, talvez seja uma boa dica.

A LIMPEZA DO VELUDO

Por ser um produto fino, o veludo pede cuidados extras com a limpeza. Pensando nisso, separamos algumas dicas para a lavagem das peças feitas com o tecido.

  • Para as cortinas, a recomendação é de que a limpeza seja feita em locais especializados, por meio de lavagem a seco;
  • No caso dos móveis, é indicado que sejam lavados por profissionais. As empresas de higienização aplicam um produto durante a lavagem e, em seguida, escovam todo o pano para que os pelos pareçam novinhos em folha;
  • Estofados de veludo devem ser impermeabilizados, o que reduz a absorção de líquidos. Mesmo que alguns produtos de veludo peçam o tratamento de locais especializados em lavagem de tecidos, outros podem ser higienizados em casa. A poltrona de veludo é um deles. A partir de uma mistura simples, sua poltrona pode voltar à cor original rapidamente. Aprenda!

Você vai precisar de:

  • 1/8 de xícara de detergente (por poltrona)
  • 2 xícaras de água (por poltrona)
  • Papéis toalha ou pano
  • 1 balde

Como fazer:

  1. Com os papéis toalha ou com o pano, absorva toda a umidade da poltrona
  2. No balde, misture o detergente e a água e agite bem até formar espuma
  3. Separe somente a espuma e aplique na poltrona
  4. Passe o pano seco
  5. Deixe a poltrona secar ao ar livre ou utilize um secador de cabelo para secá-la por inteiro. Quando estiver completamente seca, escove-a para que não perca sua maciez

Depois disso é só aproveitar seu estofado limpo para descansar de forma confortável e agradável.

Próximas campanhas