Vela Azul

Vela Azul

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraVela Azul

As velas foram a principal fonte de iluminação do homem até o surgimento da eletricidade. Muito além da sua funcionalidade, elas eram usadas em momentos especiais e rituais com significados específicos. Na Grécia antiga, acendia-se uma vela no 6º dia do mês como adoração à deusa Artemisa, no Egito, que representava proteção e status. Hoje em dia, muitos acreditam que cada cor tem um significado, sendo a vela azul fonte de harmonia e equilíbrio.

Há quem use as velas apenas para decorar, mas há também diferentes religiões que tem nelas a base para momentos de reflexões. Independente da crença, a cor das velas está associada à cromoterapia, estudo que analisa a influência das cores no nosso estado emocional. Cada cor tem um significado: a vela verde é calmante, a vela azul traz equilíbrio e a branca serenidade. No Westwing você descobre mais sobre o significado das velas. Confira!

O Significado das Velas

As velas, da maneira que as conhecemos hoje, foram criadas aproximadamente em 1854, depois da descoberta da parafina. Porém, ao longo dos séculos, elas já tiveram diferentes composições e estruturas. Independente da forma, a chama de uma vela sempre intrigou o homem, que logo associou este objeto aos rituais e cerimônias religiosas. Acendiam-se velas para adorar deuses, para momentos de reza, em homenagem aos que chegaram e aos que se foram.

Atualmente, são várias as religiões que utilizam das velas em momentos diferentes. Acredita-se que cada momento pede uma cor diferente, sendo a vela azul fundamental na harmonia, equilíbrio e estabilidade da casa. Independente do significado das velas, elas podem fazer parte dos momentos de relaxamento da sua vida, seja num banho de banheira ou num momento de reflexão ao fim do dia.

A Vela Azul na Decoração

Para os mais céticos, as velas azuis podem e devem ser usadas para incrementar a decoração de casa. Em uma mesa de jantar especial, elas combinam com diferentes estilos. A vela azul combina muito bem com louças de pintura portuguesa, criando um visual monocromático muito elegante. Outra possibilidade de utilizar a vela azul na decoração da mesa de jantar, é seguir o estilo provençal, com flores do campo, lavanda e todos outros elementos que façam referência a esta temática.

Para além dos momentos de refeição, a vela azul pode ser usada em diversos pontos da casa, em cima de algum móvel da sala, na decoração de um cantinho especial do quarto e para dar um charme maior aos banheiros. A vela azul é versátil e charmosa, no entanto, lembre-se de, antes de comprar, considerar o tamanho e forma, de acordo com o espaço onde ela será colocada.

Cuidados ao Acender Vela

Se você comprou uma vela azul e quer acendê-la, é preciso tomar alguns pequenos cuidados para garantir a segurança de todos e da sua casa:

  • Nunca perca a vela de vista, ou seja, acenda ela em um local que você possa observar e perceber se está tudo certo
  • Depois de acesa, a vela azul começa a derreter e escorrer a parafina, portanto lembre-se de colocá-la em cima de uma base, resistente ao calor e que não seja inflamável. Vidros e cerâmicas são as melhores escolhas
  • Se você tem crianças ou animais de estimação em casa, coloque sua vela azul acesa em um local em que não consigam alcançá-la
  • Evite acendê-la em locais com grande circulação, afinal elas podem ser derrubadas facilmente
  • Nunca acenda uma vela próximo a cortinas, sofás ou qualquer outra área próxima com tecidos e panos
  • Quando o pavio já estiver bem curtinho, jogue sua vela azul fora, pois não é seguro acendê-la novamente

A luz da vela azul é charmosa, bonita e relaxante. Invista nesta peça para incrementar a decoração da sua casa, além de trazer boas energias para o ambiente doméstico!

Próximas campanhas