Vasos para Bonsai

Vasos para Bonsai

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraVasos para Bonsai

Criar um bonsai é uma das práticas de jardinagem e paisagismo mais comuns e prazerosas, seja aqui no Brasil ou em qualquer outro canto do mundo. Isso porque suas técnicas delicadas e cheias de minimalismo, próprias para a criação de mini arbustos graciosos, são verdadeiras terapias para o relaxamento da mente e conquista do bem-estar geral. Porém, os cuidados com este tipo de plantio é primordial, principalmente se tratando dos vasos para bonsai.

E não poderia ser diferente! A palavra bonsai significa “árvore no vaso”, o que sinaliza que a escolha por vasos para bonsai adequados à sobrevivência das espécies e tão belos quanto elas é o primeiro passo para a criação destas lindas miniaturas. O Westwing, líder mundial em casa e decoração online, não deixararia de informar sobre a importância da compra consciente de vasos para bonsai. Conheça os modelos certos e garanta saúde à sua mini árvore!

O que devo saber sobre os vasos para bonsai?

Uma das observações básicas sobre os vasos para bonsai é a característica geral que todos os modelos devem ter, independentemente de tamanho, formato, cor e material: antes de comprar, observe se o vaso para bonsai é raso, largo o suficiente para ficar a 2/3 de altura da árvore e possui furos para drenagem da água, já que as espécies necessitam de rega somente quando o solo estiver seco e não sobrevivem com terra permanentemente molhada.

Em geral, os vasos para bonsai são pequenos, justamente para abrigar arbustos em miniatura e “forçá-los” a se manter sempre pequenos e amparados. No entanto, para o caso de espécies que ainda estão em desenvolvimento, a indicação é plantá-las em vasos para bonsai grandes para que as raízes das mini árvores tenham espaço suficiente, além de facilitar as técnicas de manuseio inicialmente aplicadas em um bonsai novo.

Vasos para bonsai X espécies

Os tipos de vasos para bonsai também devem ser pensados de acordo com as espécies de árvore que serão plantadas. Para os pinheiros e coníferas, por exemplo, o vaso ideal é o chamado não vitrificado. Já os arbustos com folhas envelhecidas aceitam bem os dois tipos de vasos para bonsai: vitrificado ou não vitrificado; porém, a dica é usar um recipiente com esmalte brilhante apenas para as espécies que dão flores e/ou frutos.

Modelos de vasos para bonsai

Já deu para perceber que os vasos para bonsai atuam como verdadeiras molduras e são fundamentais para o design, composição, saúde e beleza da mini árvore, não é mesmo? Por isso, uma das etapas mais importantes do cultivo de bonsais é a escolha por sua classificação e modelo.

Os vasos para bonsai chineses, por exemplo, são mais antigos, raros e caros; excelentes para a manutenção das espécies. O vaso de cerâmica bonsai é o mais conhecido e aplicado no cultivo, pois além de manter a planta saudável, agrega valor à árvore anã; a cerâmica japonesa é natural, não vitrificada e mais cara, enquanto a chinesa é mais acessível e vitrificada, com alto brilho.

Existe, ainda, o vaso de plástico bonsai; para ele, a dica é manter a espécie abrigada por pouco tempo, pois não é muito aconselhável por sua fragilidade, além de correr o risco de esquentar demais a raiz. Nesse caso, substitua-o pelo vaso para bonsai de cimento, que conserva melhor a temperatura e pode ser feito em casa.

Na hora de comprar, pense no modelo de vaso com carinho e de acordo com as nossas dicas, escolha o seu favorito aqui no Westwing e garanta bons anos de vida para o seu bonsai!

Próximas campanhas