Vaso Retrô

Vaso Retrô

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraVaso Retrô

Para um projeto de jardinagem, paisagismo ou mesmo voltado para os cantinhos naturais das áreas internas, sobram criações modernas e ideias de design de interiores que combinam perfeitamente com nosso décor, gosto e estilo. Entre elas estão os indispensáveis vasos de flores, que não só as protegem como decoram, encantam e conferem personalidade. Um de seus modelos, que por sinal tem feito sucesso e aparecido com frequência em residências atuais, é o vaso retrô.

Delicado, nostálgico e gracioso, assim como quase tudo que tem um toque antiguinho, o vaso retrô conta com traços bastante característicos e pode ser usado para diferentes tipos de décor e ambientes, seja com espécies naturais de flores ou folhagens, seja com o uso de plantas artificiais. Grandes, pequenos, neutros ou coloridos, o que não faltam são opções de vaso retrô. Leia o especial preparado pelo Westwing e motive-se a criar uma decoração "naturalmente charmosa"!

Atributos e detalhes de um vaso retrô

É sempre bom ter peças que nos fazem relembrar certas épocas e inspiram simplesmente por seguirem as mesmas tendências usadas no décor de anos atrás. Aliás, esta tem sido uma proposta constante, mesmo em lares modernos e que contam com um estilo contemporâneo, pois pode ser facilmente aplicada com o uso de artigos de decoração como um vaso retrô.

Com traços clássicos e elegantes, o vaso retrô nada mais é que um objeto novo, mas com os mesmos atributos dos vasos utilizados antigamente, detalhe que dá ao recipiente o aspecto ultrapassado. Ele é caracterizado, principalmente, pelas linhas trabalhadas e curvilíneas, além de estampas marcantes feitas com pintura de flores, pássaros, poás ou frases em inglês e francês.

Dentre os materiais usados para dar forma ao vaso retrô, estão o vidro, cerâmica, porcelana, ferro ou metal; o primeiro confere uma delicada transparência à peça e pode ser colorido, os de terracota costumam ser pintados à mão e/ou brancos e os demais podem conter uma graciosa alça lateral ou superior.

Flores para o vaso retrô

Assim como o próprio vaso retrô, as espécies nele inseridas também precisam, de preferência, ser delicadas e fofas. Desta forma, as flores que melhor se adéquam a este tipo de recipiente são a lavanda, minirrosa, orquídea, hortênsia, lisianthus, chuva de prata, kalanchoe, verbena, margarida, flor de mel e algumas espécies nobres. Você pode optar por criar um conjunto com algumas delas ou usá-las separadamente no vaso retrô.

O vaso retrô na decoração

Quando se pretende ter um vaso retrô em um ou mais ambientes de casa, uma coisa é certa: o décor será preenchido com muita doçura e romantismo! Por isso, a peça é perfeita para estilos leves e clean, como o provençal, shabby chic, cottage e rústico. Quanto aos cômodos, praticamente todos aceitam o vaso retrô, ganhando com ele um toque especial.

Como objetos de decoração para sala, por exemplo, os vasos retrô podem ser colocados sobre a mesinha de centro ou lateral, além de ficar um charme em um dos cantos da estante. Para o quarto ou closet, a dica é dispor um vaso retrô de metal ou porcelana sobre a penteadeira ou cômoda, criando um clima suave, bucólico e feminino.

Outra opção para o vaso retrô decorativo é usá-lo em casamentos ou qualquer evento que tenha o romantismo como pano de fundo. Neste caso, basta colocar um modelo em cada mesa e na mesa principal ou, ainda, pendurá-los por delicados cordões, detalhes que garantem estética e elegância à ocasião.

Agora que o Westwing te ajudou a decorar usando um vaso retrô, escolha aqueles que melhor combinem com o seu décor e encante suas visitas!

Próximas campanhas