Vaso para Narguile

Vaso para Narguile

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraVaso para Narguile

O narguile é uma espécie de cachimbo de água usado para fumar tabaco aromatizado, muito popular em países árabes e do sul da Ásia. Acredita-se que ele foi criado na Índia, no século XVII, por um médico, como forma de retirar as impurezas da fumaça. Ele foi rapidamente incorporado no cotidiano árabe, e até hoje é mais lembrado como um produto típico desta etnia. O arguile, como também é conhecido, é formado por um corpo, um fornilho, um abafador, uma ou mais mangueiras e uma base, o vaso para narguile.

O vaso para narguile é a peça central do artefato, pois é onde é depositada a água (ou outros líquidos, como arak, essências naturais e sucos, apesar de não ser muito tradicional). No Westwing você tem as melhores dicas para aproveitar ao máximo sua casa e o seu cotidiano. Visite nosso site para descobrir mais!  

Vaso para Narguile: Funcionamento

O vaso para narguile pode ser visto como a parte mais importante do utensílio, pois é onde ocorre a purificação da fumaça. Quando o ar é aspirado pela mangueira, a pressão do interior do vaso para narguile cai, o que faz com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, criando a fumaça, que desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, retendo as partículas sólidas. A partir daí, a fumaça purificada é aspirada pela pessoa por meio da mangueira.

Materiais e Padrões do Vaso para Narguile

Geralmente, o vaso para narguile é fabricado em metal, cerâmica ou vidro, sendo este último o mais utilizado, devido à sua resistência e seu potencial como isolante térmico. O vidro no vaso para narguile também é uma boa escolha por ser transparente, o que facilita a visualização da água dentro da base, para sabermos a hora em que ela deve ser substituída.

O vaso para narguile pode ser liso ou ornamentado com padrões tipicamente indianos e árabes, ou até geométricos. Aplicação de pedraria também é possível, mas não é tão comum.

Além de incolor, o vaso para narguile pode ser encontrado em cores típicas indianas como os tons de vermelho, rosa, azul e terrosos. Para as ornamentações, prateado e dourado são mais usados, dando um toque sofisticado e naturalmente oriental.

Vaso para Narguile: Faça Você Mesmo

Para os amantes de DIY, é possível criar seu próprio artefato, e não é preciso muito. Veja como fazer um narguile:

Você vai precisar de 1m de tubo de cobre, uma garrafa de vidro para servir como o vaso para narguile, uma forma metálica de empada grande (ou algo de metal parecido), uma mangueira, massa epóxi e um tubo de silicone.

  • Corte o cobre em duas partes, uma grande e uma pequena.
  • Faça um furo no meio da forma e encaixe-a no tubo de cobre, colando com o epóxi.
  • Passe os dois pedaços de tudo de cobre pela boca da garrafa, sustentando-os com a massa. Para selar a garrafa, use o silicone entre o boca e os tubos.
  • Encaixe a mangueira no tubo menor e seu naguile está pronto!

Vaso para Narguile: Decorando

Devido à sua beleza, o narguile também é um ótimo item de decoração, perfeito para salas de estar e jantar, cozinhas e áreas externas nos estilos indiano, boho e romântico. O vaso para narguile e suas formas são um destaque, escolha o que mais te atrair e combinar com o resto do ambiente.

Você pode encontrar vaso para narguile à venda em lojas especializadas em várias partes do país. Invista!

Próximas campanhas