Vaso Art Nouveau

Vaso Art Nouveau

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraVaso Art Nouveau

Você já ouviu falar no estilo art nouveau? Influenciado por um movimento arquitetônico e artístico europeu dos séculos XVIII e XIX, ele tem nas formas curvas, linhas assimétricas e estruturas naturais suas principais características. A chamada “arte nova”, em tradução literal, marcou definitivamente o design e teve forte ligação com a produção industrial, detalhes que a tornaram uma tendência moderna e até hoje inspiradora. Prova disso são os diversos elementos nela baseados, como o vaso art nouveau.

Em geral, vasos são os acessórios mais estéticos e aplicados quando a ideia é decorar a casa de forma mais natural e por meio da beleza das flores. O vaso art nouveau está entre os inúmeros modelos e não só protege as espécies, como adorna de um jeito único. Aliás, ele é um dos mais importantes símbolos deste estilo. Acompanhe nas próximas linhas os atributos do vaso art nouveau e aproveite nossas dicas!

Vaso Art Nouveau: Destaque às Formas

Ousado, eminente e majestoso, o vaso art nouveau chama a atenção por seus traços marcantes e tons intensos. Estas qualidades estão diretamente ligadas à história e ao caráter do movimento que o dá nome, uma vez que tinha como principal preocupação a transformação de artigos industrializados em objetos visualmente mais agradáveis.

Assim, durante o período em que o estilo esteve em alta e ao longo de seu desenvolvimento no design, buscou-se pontuar nas peças formas orgânicas de flores, folhagens e animais estilizados. A partir daí, fica fácil reconhecer um vaso art nouveau, que também tem nos arabescos, linhas curvilíneas e traços sinuosos algumas de suas mais importantes estampas.

O formato de um vaso art nouveau é outra de suas marcas mais evidentes e também explora os contornos irregulares. Corpo longo e bocal menor que o restante da estrutura é o padrão mais encontrado, no entanto, também existem modelos de vaso art nouveau baixos e ovalados, com pés e alças trabalhadas e formas inusitadas ou que imitam flores.

Os Materiais de um Vaso Art Nouveau

Os tipos de matérias-primas utilizadas na fabricação de um vaso art nouveau também têm ligação com o período em que o movimento foi lançado. Isso porque um dos objetivos do estilo art nouveau era explorar novos materiais, com artistas deixando evidente em suas obras a diferença entre a industrialização e os trabalhos manuais.

Por esta razão, ferro, vidro, metal, cimento e muitas pedrarias são as bases mais comuns dos vasos art nouveau. Sobre eles, são apresentadas tonalidades vibrantes e chamativas, além de pinturas cheias de brilho e muitos detalhes. Tons de dourado e prata são os que mais se destacam, mas também há uma intensa mistura de cores frias e sóbrias a quentes e fortes.

O Vaso Art Nouveau e a Decoração

Em se tratando do vaso art nouveau, todos os seus modelos figuram como vasos decorativos por excelência, conferindo a qualquer cômodo um visual elegante, arrojado e sofisticado. Com ele, ainda é possível conquistar os mais variados padrões estéticos. O estilo glamour é o principal devido ao design luxuoso da peça, além do clássico, eclético, escandinavo e colonial.

Os ambientes onde um vaso art nouveau pode ser usado são outra prova do caráter versátil do objeto. Em salas de estar, jantar ou halls de entrada, por exemplo, ele é capaz de criar um cenário exclusivo quando disposto sobre um aparador ou buffet. Já como vasos para plantas em uma varanda ou jardim, seus modelos impactam e tornam os espaços mais refinados.

Quer uma dica simples para o emprego do vaso art nouveau? Experimente distribuir pela casa vasos de vidro coloridos e veja que a proposta do estilo terá sido alcançada!

Próximas campanhas