Varanda Rústica

Varanda Rústica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraVaranda Rústica

Um ambiente gostoso para receber os amigos, um visual trabalhado em tons claros, com muita madeira e iluminação aconchegante. A varanda rústica é um charme só para quem tem espaço em casa, bom gosto e vontade de criar um ambiente incrível, perfeito para passar tardes ensolaradas ou até noites mais frias, sob o calor de lanternas ou aquecedores que deixam a varanda da rústica perfeita para qualquer ocasião!

Não há limites para uma varanda rústica. Ela pode conter cadeiras, poltronas, sofás e pufes. Uma mesa redonda dá um toque de conforto ao ambiente e é perfeita para servir cafés da manhã ou chás da tarde. Invista em uma iluminação bem discreta, com tons quentes e lâmpadas incandescentes para completar a decoração. Nas estampas, que tal um xadrez bem discreto? Com as dicas e os produtos do Westwing você consegue compor um visual incrível e deixar sua varanda rústica impecável.

Compondo o estilo da varanda rústica

O estilo rústico refere-se ao que é campestre, rural, e emprega em sua decoração objetos artesanais como o couro, a palha, o vime, os tecidos naturais e muita madeira. Azulejos de pedras naturais como mármore e ardósia também são muito utilizados em revestimento para o chão e paredes. Para compor sua varanda rústica, abuse dos acessórios que parecem antigos ou desgastados, tais como porcelana, metais oxidados ou regadores, por exemplo.

As cores da varanda rústica

A natureza e o frescor do campo estão presentes em toda a decoração da varanda rústica. Por isso, cores que remetem a esse ambiente são as mais indicadas. Tons pastéis, cores naturais e motivos florais são bastante comuns e ajudam a compor um ambiente ideal para receber amigos, família e se sentir no campo mesmo estando na cidade. Já pensou em tomar um chá apreciando as belezas do jardim? Ou bater um papo gostoso em uma confortável poltrona? Tudo isso é possível no estilo rústico, que prima pelo conforto e bem-estar dos moradores da casa.

A origem da varanda

Terraços e varandas representam o prolongamento da casa. A varanda rústica é derivada do termo alemão Balken – que equivale à palavra balcão. Ela surgiu na arquitetura urbana apenas em edifícios da nobreza e do clero. Depois, na arquitetura moderna, a função da varanda deixa de ser representativa e se transforma em um espaço livre, substituindo as lajes de jardim e assumindo o posto de um lugar onde as pessoas podem descansar do trabalho, por exemplo.

Diferença entre terraço e varanda rústica

A diferença entre esses dois espaços é que o terraço considera todo o espaço descoberto e ao ar livre. Já a varanda rústica é coberta, porém integrada a um ambiente interno da casa. Na hora de fazer o projeto e construir esses ambientes, no entanto, é necessário considerar que tanto as varandas quanto os terraços podem ter partes cobertas que necessitarão de proteção do sol. Ambos os espaços têm o objetivo de integrar o convívio direto das pessoas com a paisagem.

Vintage e rústico: combinação perfeita

O charme das peças vintage se harmoniza perfeitamente ao estilo rústico e pode ser aplicado à varanda rústica. Acessórios românticos, tais como almofadas com babadas, peças em tons rosados e móveis em vime branco dão um toque especial ao ambiente. Experimente, ainda, mesclar esses elementos a acessórios de porcelana, um conjunto de chá ou a vasos decorativos.

Que tal uma varanda rústica italiana?

O ambiente da Toscana é perfeito para inspirar a decoração de uma varanda, não é mesmo? Telhas de pedra rústica e detalhes de madeira maciça podem ser combinados com peças mais simples, caracterizando um balanço entre móveis mais robustos com elementos leves. Essa estratégia deixa o ambiente mais acolhedor e é uma boa pedida para a varanda rústica!

 

 

Próximas campanhas