Trilho de Cortina

Trilho de Cortina

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTrilho de Cortina

Eles são os responsáveis por deixar as janelas mais bonitas e decoradas. O trilho de cortina é o que faz com que as cortinas fiquem devidamente posicionadas e perfeitas para você pendurar os tecidos mais sofisticados que existem – e embora ele fique escondido, a verdade é que sem ele você não conseguiria ter as cortinas de forma alinhada e bem esticadas, deixando a decoração de qualquer ambiente muito mais bonita.

Para escolher o trilho de cortina ideal é preciso que você compre na medida certa e ainda instale corretamente. Com o trilho de cortina, você irá otimizar espaços e deixar a cortina em mais evidência. Encontre tipos de trilho de cortina único, duplo ou triplo aqui no Westwing com preço especial. Afinal, aqui você dá um ar sofisticado e cheio de personalidade à sua casa, com descontos imperdíveis de até 70%. Confira!

Tipos de Trilho de Cortina

O trilho de cortina é o material utilizado para pendurar cortinas. Por ser discreto e muito fácil de usar, o trilho de cortina pode ser usado em casas, escritórios e até hospitais, pois permite a instalação da cortina na janela ou até mesmo criar divisórias nos ambientes.

O trilho de cortina possui espessura, largura, formato e durabilidade diferentes. O que vai modificar a escolha é o tipo de uso e a frequência da utilização.

  • Trilho de cortina único: usado muito quando há um único tecido a ser utilizado. É o tipo mais simples de trilho de cortina encontrado no mercado.
  • Trilho de cortina duplo: é muito usado para cortinas de janelas, quando a cortina possui forro. São dois trilhos juntos, para que cada tecido possa correr em seu devido lugar, sem atrapalhar a movimentação do outro.
  • Trilho de cortina triplo: usado para jogos de cortina que possuem três camadas – forro, cortina e bandô. É recomendado que este trilho de cortina seja mais resistente, pois serão três tecidos pendurados nele, precisando de uma sustentação mais resistente pois, além dos tecidos, a cortina geralmente ganha acessórios, como os prendedores.

Para escolher o tamanho, tenha a medida exata de onde você gostaria de instalar o trilho. No caso de janelas, deixe um espaço de aproximadamente 20 centímetros para cada lado e de 5 a 7,5 centímetros acima da janela. Mas se a sua opção for fazer a parede toda com cortinas, a medida precisa ser correta. Para afixá-lo na parede, certifique que ele ficará bem preso, evitando acidentes futuros. Além disso, garanta o perfeito alinhamento para que a cortina possa se movimentar livremente.

Além destes trilhos, há também os que permitem a movimentação eletrônica das cortinas. Este tipo costuma ter maior durabilidade, pois o toque eletrônico é suave e ainda permite que a cortina possua mais flexibilidade na articulação da peça. Uma dica para usar o trilho de cortina e imprimir mais personalidade na decoração do ambiente é deixa-los atrás das sancas de gesso, que escondem o trilho e dão um ar mais moderno ao ambiente. Vale finalizar com spots de luz e criar um clima intimista e aconchegante!

Trilho Suíço para Cortina: Funcionamento

O trilho suíço para cortina é uma espécie de varão com funcionamento exclusivo por meio de deslizantes e roldanas, ao invés de argolas, operando de modo mais eficiente e silencioso. A cortina é aberta e fechada horizontalmente, porém alguns modelos, como a romana, podem recolher-se verticalmente. Nesse caso, a ligação com o trilho se mantém estática.

O trilho suíço para cortina pode vir acompanhado de um sistema de cordas, automatizando o processo de funcionamento (indicado para cortinas grandes, como as do tipo painel). Caso esse sistema não esteja presente, o trilho suíço para cortina é melhor utilizado em paredes e janelas menores, onde é mais fácil abrir com as próprias mãos.

O trilho suíço para cortina ainda pode ser dividido em três tipos: únicos, duplos ou triplos, dependendo da quantidade de camadas de cortina.
Trilho de Cortina

Trilho Suíço para Cortina

Por comportar todos os modelos de cortina, o trilho suíço para cortina é uma peça muito versátil, que deve ser resistente. Por isso, seu material principal geralmente é o metal.

Ainda assim, parte do varão pode ser composta ou revestida por outros materiais. Madeira, bambu e plástico são algumas matérias-primas possíveis. Quanto ao acabamento, os pintados em branco ou em aço cromado e escovado são os mais populares para o trilho suíço para cortina.

Trilho Suíço para Cortina na Decoração

O trilho suíço para cortina pode estar presente em várias formas na decoração. Para quem prefere deixa-lo exposto, suas cores e acabamentos devem harmonizar com o estilo do ambiente.

As opções mais utilizadas, porém, são as que escondem o trilho suíço para cortina de alguma forma. Para quem possui sanca de gesso, os trilhos podem ser embutidos, dando a sensação de leveza às cortinas. Os trilhos ainda podem ser escondidos por bandô ou, de forma mais sofisticada, por uma galeria de madeira, nas mesmas cores que a cortina. O trilho suíço para cortina pode combinar com todos os tipos de cortinas, porém, seu funcionamento é mais aconselhável para os modelos pesados, tendo em vista que ele oferece maior estrutura, tanto em tecidos lisos quanto ondulados. Escolha o trilho suíço para cortina que melhor se encaixa na decoração!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas