Tricô

Tricô

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTricô

A maneira artesanal de unir os pontos da lã e com isso criar peças com diferentes texturas e detalhes dá ao tricô um charme especial. Quando falamos peças não estamos nos restringindo aos blusões, aos cachecóis ou às luvas. A técnica também fica muito bem em objetos de decoração. Além de trazer conforto aos ambientes e fazer com que eles pareçam mais quentinhos e aconchegantes, o tricô serve para cobrir pufes, poltronas ou mesmo luminárias, aumentando o tempo de vida útil dos produtos.

Ele também pode carregar uma memória afetiva, pois pode nos lembrar da decoração de casas de queridas avós e das tardes que passávamos ali. Se você gosta desse estilo retrô, o Westwing vai ajudar com ideias de como usar o tricô na decoração, levando para cada ambiente do lar um aspecto mais acolhedor. Veja nossas sugestões e inspire-se!

Diferenças entre tricô e crochê

Antes de começar a pensar na decoração é preciso cuidado para não confundir tricô com crochê, técnicas que se parecem, mas produzem resultados diferentes. Vamos diferenciar os pontos?

A diferença básica entre as duas técnicas é o número de agulhas. O tricô utiliza duas agulhas para a confecção e o crochê, apenas uma. No tricô, a lã é entrelaçada de maneira organizada, criando texturas, e os pontos são bem unidos. Já no crochê, a agulha tem um gancho que produz um trançado parecido com renda ou com malha. Os fios variam de tamanho e o resultado do desenho é mais espaçado.

Os pontos de tricô na decoração

Agora, sim. Estamos prontos para conhecer algumas opções de como usar o tricô em objetos que irão decorar seu cantinho e dar aquela sensação de aconchego.

Almofadas e poltronas cobertas com tricô

Tem uma poltrona antiga em casa que está com o tecido desbotado? O tricô funciona muito bem como cobertura, podendo fazer às vezes de uma capa. O resultado fica lindo com fios mais grossos e trançados com diferentes relevos. A ideia de capa funciona também para as almofadas. Além disso, a técnica pode ser utilizada como detalhe principal das de outras peças, servindo quase como um bordado.

Pufe de tricô

Cada vez mais vistos em decoração, os pufes cobertos com tricô podem fazer jogo com almofadas feitas com a técnica ou serem, propositalmente, elementos diferentes e coloridos para chamar a atenção em uma sala ou quartos neutros.

Mantas tricotadas

Essas são clássicas. Para o sofá ou para deixar nos pés da cama. Também ficam muito bonitas as mantas feitas com o ponto irlandês, de textura densa e mistura de motivos.

Luminárias enroladas em tricô

Sim. Luminárias. A ideia aqui é a mesma das poltronas: o tricô serve como cobertura. O fio mais grosso e juntinho dá um efeito legal. Além disso, as cores podem ser trocadas de tempos em tempos, deixando seu ambiente com uma cara diferente sem muito trabalho.

Brinquedos para crianças feitos de tricô

Se você tem bebês em casa ou quer presentear uma pessoa que está grávida, os móbiles e objetos confeccionados com tricô para os pequenos são lindos. E há a vantagem de serem fofinhos e nada perigosos: a criança pode puxar e apertar à vontade.

Gostou das dicas? Busque no Westwing inspiração de produtos tricotados para renovar a decoração da sua casa.

Próximas campanhas