Tozetos

Tozetos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTozetos

Um momento delicado em toda decoração é a hora de comprar e colocar pisos e azulejos. Mais do que cuidado e atenção à qualidade das peças, é importante encontrar um padrão de organização que agrade a você e a sua família, tornando cozinhas, banheiros e outras áreas em ambientes extremamente agradáveis e com um charme todo especial. E para criar esse diferencial, a melhor opção é misturar revestimentos de vários tamanhos e apostar em tozetos.

Palavra italiana que significa pequenas peças de cerâmica, os tozetos são opções decorativas para o revestimento de pisos e paredes que se encaixam no meio da junção de peças maiores, criando novas padronagens e chamando a atenção de todos. São ideais para quem quer dar uma aparência exclusiva a um ambiente. Na Westiwing você fica por dentro do melhor da decoração e confere dicas para deixar sua casa incrível.

Materiais

O tozeto pode ser encontrado em vários materiais, em especial mármore, granito, cerâmica e porcelanato. Geralmente deve-se escolher a peça no mesmo material do revestimento maior, lembrando-se que cada um tem suas características e é importante analisar o ambiente onde serão aplicados, interno ou externo, molhado ou seco, entre outros. Também é possível misturar materiais para dar um toque moderno, mas atente para a altura das peças maiores e menores para não criar desníveis.

Os tozetos usualmente têm no máximo 12,5 cm (doze centímetros e meio) são quadrados e podem ser vendidos por unidade ou ainda em pacotes  contendo até dez peças.

Tozetos Coloridos

Os tozetos podem vir em uma infinidade de cores e estampas. Como são peça decorativas, é mais fácil encontra-los em maior gama do que outros revestimentos que tendem a ser muito básicos neste quesito.

Uma forma bem sucedida na hora de escolher seus tozetos é investir em desenhos e cores que contrastem com os revestimentos maiores a serem usados.

Instalação

Geralmente os tozetos são instalados cada um no vértice de quatro peças maiores, quebrando os padrões básicos de aplicação, vertical e horizontal, e deixando o revestimento de pisos e azulejos mais dinâmico. A instalação deve ser muito bem feita, para evitar problemas futuros, por isso é aconselhável a contratação de um profissional.

Antes de instalar, brinque com as peças e deixe sua criatividade fluir para que você tenha bem claro na mente (e no papel) o desenho que a união dos tozetos e do revestimento maior deve formar. Indique para o profissional em que canto da área a ser preenchida ele deve começar a instalação, lembrando que as últimas peças colocadas provavelmente serão as com mais recortes.

Mosaicos Criativos

Além da aplicação comum, entre quatro peças maiores, os tozetos podem ser usados para criar mosaicos incríveis em pisos e paredes. Devido a sua infinidade de cores, é possível produzir desenhos incríveis, algo muito feito em áreas externas como quintais, varandas e jardins. É possível criar esses mosaicos no espaço de um piso maior, a exemplo, 40×40, a dica é abusar da criatividade e utilizar tozetos que não ultrapassem cinco centímetros. Deixe sua casa exclusiva com tozetos em seu revestimento.

Próximas campanhas