Tons Pastel

Tons Pastel

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTons Pastel

Observar a mesma parede, todos os dias, pode instigar a curiosidade a ir além da palidez insossa tradicional. E quem procura por inovação e fuga da monotonia a cada instante, a decoração é uma das válvulas de escape mais recorrentes, por permitir que a criatividade ultrapasse algumas barreiras convencionais. Brincar com as cores dos cômodos é, portanto, uma atividade relaxante que dá vazão à inspiração para se reinventar constantemente.

Entre as cores para sala de estar – e para outros ambientes do lar – que mais têm se destacado na criatividade para reformular os cômodos, os tons pastel estão em grande exposição. As nuances levemente enfraquecidas dos tons pastel permitiram que as paredes do lar vivessem um constante diálogo com toda a decoração caseira, o que, para o Westwing e seus fiéis leitores, pode ser um prato cheio para inventar novas formas de se impressionar com o conforto do lar. Confira!

Como são os Tons Pastel?

É tido, usualmente, que os tons pastel possuem uma tonalidade “lavada”, algo como a impressão de que os móveis ou as paredes da casa foram coloridas com os bons e velhos giz usados em lousas escolares, por exemplo. O resultado dessa paleta tão peculiar é a certeza de um ar delicado à decoração, buscando suavizar o ambiente com uma fuga suave perante a neutralidade dos cômodos.

Assim, os tons pastel são adequados para fazer arte com os móveis ou com as paredes, esbanjando delicadeza no objeto pintado. Mas, justamente por isso, certos cuidados devem ser tomados para que o resultado do processo não fique apagado, frente ao ambiente, ou infantil, caso não seja essa a intenção.

Combinações com os Tons Pastel

Antes de fazer bom uso dos tons pastel, procure averiguar se a sua decoração cai bem com as tonalidades da desejada paleta. Ela costuma fazer bonito na companhia de decorações coloniais, românticas, clássicas e, até mesmo, vintage, e para todas as idades. Nos quartos infantis, retratam a delicadeza sutil das primeiras etapas da vida. Nos adultos, trazem a tranquilidade que se pede entre as quatro paredes erguidas para a privacidade e repouso.

Para decorar em tons pastel, no entanto, pode-se optar por valorizar as cores escolhidas, como um todo, ou aplicá-las somente nos detalhes. A mistura fica muito bem na paleta de tons pastel, uma vez que superfícies lisas com estampas é uma das tendências modernas mais seguidas e repercutidas.

Faça bom uso dos tons pastel para reinventar o bom gosto nos papéis de parede, por exemplo, ou vá além, e dê a sutileza das cores em almofadas, cortinas e outras peças. O efeito atingido mescla suavidade e romantismo, e tudo com elegante discrição.

O melhor dessa paleta de cores é que elas se encaixam, harmoniosamente, em qualquer cômodo da casa. Da cozinha ao lavabo; dos quartos às salas, bem como a área externa, que se banham de frescor e suavidade, de acordo com a sensação que se quer transmitir em cada ambiente.

Dicas para Usar os Tons Pastel

Confira, abaixo, algumas dicas pontuais sobre os tons pastel:

• Aposte na união dos tons com móveis provençais e coloniais;
• A decoração em tons pastel fica ainda mais delicada ao lado de peças em porcelana;
• Madeira é outro tipo de material que se encaixa perfeitamente nos tons desejados;
Almofadas e estofados reforçam a paz e conforto do ambiente decorado;
• Simule, no ambiente desejado, as cores que pretende pintar, com antecedência, para obter uma visualização do resultado final.

Com essas dicas, é possível pensar em inspirações múltiplas para apostar na tendência dos tons pastel na sua decoração. Invista na elegância dessa desejada paleta de cores e reinvente sua decoração!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas