Tomie Ohtake

Tomie Ohtake

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTomie Ohtake

Se você é admirador de arquitetura e design ou entusiasta das artes e decoração, certamente já ouviu falar de Tomie Ohtake. Referência mundial e respeitável artista plástica, ela deixou um legado profissional de extremo valor para a área e que serviu como influência para importantes especialistas. Seus 101 anos de vida, interrompida em 2015 por uma broncopneumonia, permitiram à profissional construir uma carreira excepcional, abrilhantada pelos prêmios e renome que ganhou durante sua trajetória.

Tomie Ohtake, japonesa naturalizada brasileira, é criadora de gravuras, esculturas e pinturas nacional e internacionalmente consagradas. Uma “dama das artes plásticas brasileira”, como é conhecida, Tomie Ohtake iniciou sua atuação somente aos 39 anos e seus trabalhos tornaram-se populares com a criação das grandes esculturas espalhadas por São Paulo e responsáveis por transformar o cenário urbano da cidade. Para conhecer melhor as criações, estilos e vida de Tomie Ohtake, leia a seguir o especial do Westwing!

Tomie Ohtake:  Biografia

Meia década. Este foi o período que durou a sólida e dedicada carreira de Tomie Ohtake como artista plástica. Dela, fizeram parte mais de 130 exposições individuais e coletivas, trabalhos dos quais a profissional afirmava, já prestes a completar 100 anos de vida, que “ainda lhe faziam muito bem”.

O primeiro contato de Tomie Ohtake com o Brasil foi em 1936, quando, aos 23 anos, veio para cá visitar seu irmão; depois disso, a pintora fez do país sua nova pátria, naturalizando-se brasileira. A fama de Tomie Ohtake foi conquistada ainda na década de 60 e sempre baseada no objetivo de renovar seus trabalhos.

A arte de pintar, bem como os primeiros trabalhos de Tomie Ohtake, começou em 1952, quando a artista voltou ao Japão à visita. Por meio de algumas aulas e do incentivo do também artista Keisuke Sugano, Tomie cria suas primeiras telas com a representação de ruas da cidade, retratos e naturezas-mortas.

Tomie Ohtake: Estilos e Influências

No decorrer de sua carreira, Tomie Ohtake teve fases distintas de criação. Durante a primeira, nos anos 60, amadureceu suas técnicas figurativas e de abstração informal, estilo do qual era originária, e iniciou a substituição da falta de materialidade de suas obras pela famosa associação forma-cor.

Já na década de 70, seus trabalhos passaram a apresentar formas geométricas, desenhadas de forma isolada, justaposta ou em série, definitivamente coloridas no lugar de suas antigas pinceladas brancas. Nos anos 80, Tomie Ohtake passou a evidenciar linhas mais curvas e cromáticas, além de figuras ligadas à natureza e formatos orgânicos. Da década de 1990 até o fim de sua carreira, as obras de Tomie Ohtake deram lugar à transparência e profundidade.

Tomie Ohtake: Vida e Obra

Entre as tantas composições de sucesso e que incluem esculturas, gravuras e pinturas abstratas, uns dos maiores ícones de Tomie Ohtake são as enormes esculturas coloridas e curvas de concreto armado, os painéis gigantes que simbolizam as estações do ano, ondas e arcos pesados, pinturas em edifícios e tantas outras peças significativas presentes em pontos importantes das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além deles, a tela Paisagem é outro destaque da trajetória profissional de Tomie Ohtake, tendo sido exposta em 2008 na renomada mostra “Nippon-100 anos de Integração Brasil-Japão”, realizada no Rio. Hoje, o legado de Tomie Ohtake pode ser admirado por no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, um complexo que abriga e expõe as obras da artista, além de realizar cursos, oficinas, debates e publicações ligados às artes plásticas.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua casa em um ambiente mais charmoso inspirando-se com nas obras de Tomie Ohtake! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor decoração inspirada nas obras de Tomie Ohtake com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até informações sobre vida e obra de Tomie Ohtake, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração que quiser, adicionando mais charme ainda à sua casa. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira autêntica! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para você saber mais sobre a artista Tomie Ohtake e aprender como enfeitar a sua casa com milhares de produtos inovadores que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas