Tipos de Queijo

Tipos de Queijo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTipos de Queijo

Quantos tipos de queijo você conhece? Eles são um dos derivados do leite mais consumidos em todo o mundo. A popularidade do alimento deu origem a centenas de versões de queijos de características distintas. Tão variados quanto os tipos de queijo, são suas formas de consumo e aplicações culinárias. Consumido como aperitivo, prato principal ou sobremesa, o alimento também ajuda a dar sabor a algumas das receitas mais populares do planeta.

Há diversos sistemas de classificação para os tipos de queijo. O tempo de cura, método de produção, tipo de coalho, tipo de leite, teor de gordura e textura estão entre os principais elementos de classificação para as variedades produzidas ao redor do mundo. Confira o conteúdo preparado pelo Westwing e conheça as características de alguns dos principais tipos de queijos franceses e italianos. Confira dicas sobre os melhores tipos de queijos para comer com vinho e para tábua de frios!

Origens e Tipos de Queijo

O modo de produção dos tipos de queijo variam em relação a cada país e até dentro de uma mesma área geográfica. No entanto, o procedimento básico de preparação do laticínio é através da coagulação do leite e acidificação posterior. A iguaria pode ser preparada a partir de leite de vaca, ovelha, cabra, búfala ou outros mamíferos.

Apesar de ser conhecido em todo o mundo, há regiões onde a produção e consumo dos tipos de queijo é considerada uma atividade tradicional e até cultural. É o caso de países como a Itália e a França. Conheça algumas das características que ajudam a tornar os queijos franceses e italianos tão especiais.

Queijos Franceses

A França produz quase 400 tipos de queijo diferentes, cada um com características e sabores distintos. Esta ampla seleção – mais do que qualquer outro país tem a oferecer – inclui tipos de queijo produzidos a partir de vaca, ovelha, cabra ou em combinação.

Tipos de Queijo

A região da Normandia, reino dos laticínios franceses, é famosa na produção de especialidades tradicionais como o Pont l’Evêque. O Vale do Loire e Provença são conhecidos pela produção de queijos franceses de leite de cabra. Já a Alsácia é conhecida pela produção do Munster, um queijo firme e de sabor marcante. Variedades mais suaves como Reblochon e Beaufort são as especialidades da região dos Alpes. Já Paris é conhecida pela produção de um dos tipos de queijo de maior prestígio em todo o mundo: o queijo Brie. Entre os famosos queijos franceses ainda podemos encontrar o Camembert e Roquefort.

Queijos Italianos

Tipos de Queijo

A especificidade regional dos queijos italianos também é bastante acentuada. Não é surpresa que, assim como para o vinho italiano, queijos italianos são salvaguardados e protegidos por um sistema de denominação. Cerca de trinta tipos de queijo italianos estão agora rotulados como DOP (Denominazione di Origine Protetta ou Denominação de Origem Protegida). Estas variedades são preparadas dentro de zonas de produção licenciadas, de acordo com diretrizes rígidas, e devem muito de seu caráter ao seus locais de origem. Os queijos DOP são os mais difundidos da Itália. Entre os tipos mais consumidos estão o parmesão ou Parmigiano Reggiano, Grana Padano e Peccorino Romano. Igualmente apreciados, a Itália ainda é responsável pelos famosos queijos Gorgonzola, Mozarela e Gorgonzola.

Queijos Famosos

Além da Itália e da França, podemos encontrar alguns outros países produtores de tipos de queijo bem conhecidos. Alguns que podemos destacar são:

  • Cheddar – Reino Unido
  • Emmental – Suíça
  • Feta – Grécia
  • Cream Cheese – Estados Unidos

Como Servir os Tipos de Queijo

Muitas pessoas sentem dúvida acerca da escolha do queijo certo para cada tipo de prato e ocasião. De fato, com a ampla variedade de produtos com características, sabor e origem completamente distintos, há diversas opções a se considerar ao escolher o queijo ideal. Confira nossas dicas sobre tipos de queijo para tábua de frios e para comer com vinho.

Tipos de queijo para tábua de frios: não há uma regra fixa em gastronomia para definir os tipos ideais para uma tábua. No entanto, especialistas concordam que a variedade é um aspecto central. Uma boa alternativa é garantir a variedade baseando a tábua em queijos de diferentes origens, texturas ou de acordo com a origem animal. Não é necessário incluir uma variedade de queijos muito ampla para montar uma boa tábua. A inclusão de três a cinco tipos de queijo é a opção mais recomendada por especialistas no assunto.

Que tal montar uma tábua de queijos do Brasil e dar um toque regional à sua ocasião? O Brasil também produz variedades que se distinguem pelo sabor e encantam o paladar. Entre os queijos brasileiros podemos encontrar o Coalho, Prato, Meia-Cura, Queijo Minas e também o Requeijão.

Tipos de Queijo para Comer com Vinho

A combinação entre tipos de queijos e vinhos é assunto que costuma gerar dúvidas. Como tudo em relação a culinária, a escolha do queijo ideal para cada tipo de vinho é uma questão de paladar. No entanto, sim, há orientações gerais que podem ser seguidas para uma boa harmonização.

Tipos de Queijo

Especialistas recomendam escolher vinho e queijo de perfis semelhantes para garantir uma melhor combinação para o paladar. Por exemplo, vinhos plenos mais encorpados são uma ótima alternativa para servir com queijos maduros e elaborados. Já as variedades de sabor mais suave podem ser servidos acompanhados de vinho tinto jovem ou de caráter mais simples.

De um modo geral, o vinho tinto é o mais indicado para acompanhar queijos firmes e semi firmes, já uma taça de vinho branco combina melhor com os queijos mais cremosos. Se estiver em dúvida, é só deixar o paladar definir.

Receitas com Tipos de Queijo

Petisco caprese:

 

Salada de melancia com queijo Feta:

Próximas campanhas