Tipos de Mapa

Tipos de Mapa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTipos de Mapa

Os mapas estão com tudo na decoração! Seja em forma de adesivo, quadro, papel de parede ou até um próprio mapa mundi. Incorporar essa temática na composição de um ambiente vai deixá-lo muito mais moderno e aconchegante. Há, no entanto, diversos tipos de mapa e, embora possa parecer que são todos iguais, eles têm grandes diferenças, que são importantes na hora de escolher a melhor opção.

Os mapas foram criados para representar aspectos do nosso planeta ou de determinadas regiões. Diversos tipos de mapas são fundamentais para orientar e facilitar o entendimento de diversos aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais. Na decoração, você pode aplicar um mapa de acordo com o sentido que pretende dar ao ambiente. O mais utilizado, atualmente, é o mapa mundi, mas as opções de mapa vão muito além disso e, por isso, nós, do Westwing, te mostramos os tipos de mapa fabricados atualmente.

Mapa Físico

Os tipos de mapa físico representam as formas do território (montanhas, rios, lagos, planaltos, planícies e outras formas de relevo). Elaborados em diversas cores e tonalidades, contêm a cor azul para representar rios, lagos e oceanos, marrom para designar planaltos e montanhas e verde para planícies. Alguns elementos gráficos também pode ser usados para representar aspectos geográficos. Pequenos triângulos pretos, por exemplo, designam montes e cordilheiras.

Mapa Político

Entre os diversos tipos de mapa esse é o que nos apresenta a divisão administrativa de países, estados e cidades. No caso do Brasil, por exemplo, o mapa político mostra a divisão em estados e suas capitais. Esses tipos de mapa contêm nomes de cidades, países, estados, regiões e elementos administrativos. As fronteiras são demarcadas nesses tipos de mapa e as cores usadas evitam que haja semelhança com países ou estados vizinhos.

Mapa temático

Esses tipos de mapa são usados para mostrar determinados elementos ou fenômenos bem específicos. Existem vários tipos de mapa temático e alguns exemplos podem ser o mapa rodoviário, com as estradas e distâncias; turístico, com os principais pontos de uma região; econômico, com o desenvolvimento econômico de uma região; étnico, com a localização de etnias de um país ou região; linguístico, que apresenta a incidência das línguas e dialetos de uma região; religioso, que determina a distribuição das religiões em certas áreas; populacional, que mostra a concentração de habitantes; e climático, cujo objetivo é informar os climas de determinadas regiões.

Escolhendo a melhor opção de mapa

Achar a melhor opção entre os diversos tipos de mapa não é tarefa fácil. Por isso, leve em conta o estilo do ambiente que pretende decorar e o tamanho da parede que abrigará o mapa – que pode ser em formato de adesivo, papel de parede ou quadro. Depois, pense no na combinação desse elemento com móveis e acessórios que decoram o ambiente. Por exemplo: se você tem um escritório com móveis sérios e mais escuros, que tal uma parede com tipos de mapa mais colorido? Esse tipo de item decorativo fica ótimo se for combinado a uma mesinha com uma luminária e uma poltrona ao lado.

Curiosidades sobre os diversos tipos de mapa

O primeiro mapa mundi, que retrata todo o território do planeta Terra de forma parecida com a que conhecemos hoje, foi elaborado em 1507 pelo cartógrafo alemão Waldseemüller, sabia? O pai da cartografia, no entanto, é Ptolomeu, importante cientista da Grécia antiga que viveu entre 90 e 168 d.C. Já o mapa mais antigo já encontrado tem mais de 4.500 anos. Ele teria sido feito pelos povos babilônicos por volta do ano 2.500 a.C. e foi confeccionado sobre uma placa de argila cozida. Representava o vale de um rio, provavelmente o Eufrates, na região da antiga Mesopotâmia.

 

 

 

 

Próximas campanhas