Tipos de Dossel

Tipos de Dossel

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTipos de Dossel

Você já ouviu falar em dossel? Você pode não saber que ele receber esse nome, mas com certeza você já viu e babou por um dossel em quartos de filmes e novelas. O dossel é um item antigo e ganhou força quando os europeus, devido ao inverno, aderiram a uma proteção que os persas já utilizavam, chamado de dossel. Existem vários tipos de dossel, mas todos eles possuem a característica de proteger a cama com uma espécie de tecido feito cortina apoiado em uma armação, para que nenhum mosquito ou inseto atrapalhe o sono.

Com o tempo, os tipos de dossel foram mudando e ganhando novos materiais e utilidades. O Westwing trouxe inspirações e tudo o que você precisa saber para escolher o dentre os tipos de dossel, o que é mais adequado para o quarto de casal ou para o seu bebê.

Sobre o Tipos de Dossel

Se você pensa em comprar este item super charmoso e único, saiba que existem diferentes tipos de dossel em materiais como madeira, ferro e até bambu. Por isso, escolha bem entre os tipos de dossel o que mais irá atender as suas necessidades de decorar e também de se proteger. Saiba quais são eles:

  • Dossel de parede: Se você optou pelo dossel de parede é preciso pensar muito bem no local em que você irá colocar a sua cama. Pense em todas as alternativas em que o ambiente ficará com uma boa circulação e que permita mudanças de móveis e objetos. A cama ou berço podem ficar fixos, mas ter opções de mudar os móvies do quarto de posição é ótimo para quem gosta de constantes mudanças. Dentre os tipos de dossel, é o que necessita maior atenção, mas criará um efeito de cama de rainha.
  • Dossel de teto: O dossel fixado no teto é ótimo para ambientes com pé direito alto. Desta forma ele cria um movimento suave e único, como uma tenda ao redor da cama, protegendo de forma leve contra qualquer inseto intruso durante a noite.
  • Cama com dossel: Ao contrário do que você possa imaginar, não é difícil encontrar uma cama que já venha com o dossel. Geralmente, a vantagem é que tanto a cama quando o dossel já são uma peça chave para decorar o quarto, se tornando o centro das atenções. Dentre os tipos de dossel, esse é o que mais se precisa tomar cuidado quanto ao espaço, pois em ambientes pequenos ele poderá diminuir ainda mais. Por isso, é mais indicado para quartos grandes e de preferência com teto mais alto.

Como Decidir Entre os Tipos de Dossel

Engana-se quem pensa que o dossel é atualmente usado apenas para crianças no estilo clássico. O dossel começou com a função de proteger e garantir um sono tranquilo e leve e essa sempre será sua maior utilidade, ainda mais quando você usa alguns dos tipos de dossel para a cama de bebê. Afinal, tudo o que desejamos é a melhor noite de sono, principalmente para os pequenos que podem ser alérgicos a inseticidas ou picadas de mosquitos. 

Por isso, os tipos de dossel foram mudando conforme o tempo, e também com o espaço, e viraram até um item importantíssimo no quarto infantil. Atualmente, o dossel não é apenas um item provençal, por isso é possível usá-lo não apenas com uma decoração clássica ou vintage, mas também nas mais modernas, românticas, árabes, luxuosas e bucólicas decorações.

Como você pode ver, existem variados tipos de dossel e todos eles podem ser adaptados ao seu local e estilo de decoração. Agora é só correr atrás dentre os tipos de dossel e escolher o que mais combina com você e com a sua família, garantindo que todos irão dormir tranquilos e mais leves!

Próximas campanhas