Tipos de Cortina

Tipos de Cortina

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTipos de Cortina

Quando você começa a decorar a sua casa surgem dúvidas que você nem imaginava que existiam, como por exemplo sobre os tipos de cortina para cada cômodo. As cortinas são elementos decorativos, mas que tem funções como o controle da luz, do barulho externo, do calor, além de ser um elemento importante na privacidade do ambiente doméstico. Por ser um item importante na decoração da casa é preciso pesquisar e entender cada detalhe dos vários tipos de cortina.

Para escolher os tipos de cortina para sua casa, é importante levar em consideração alguns fatores. O cômodo da casa, caraceterísticas do espaço e o objetivo de instalação. Outro detalhe importante, antes de decidir entre os tipos de cortina, é tirar as medidas com precisão para evitar surpresas na hora que o produto chegar à sua casa. Para te ajudar a fazer a escolha certa confira as dicas que o Westwing preparou para você.

Cortinas de tecido

O modelo clássico ainda é um dos tipos de cortina mais usados na decoração das casas. Pode ser feito de diversos materiais como voil, linho, seda, sarja e até camurça, o que a torna extremamente versátil. Em muitos casos, dependendo do tecido, alguns tipos de cortina acabam tendo função apenas decorativa, pois não são grossos o suficiente para vedar a luz, a não ser que sejam combinadas com cortinas blecaute. Na sala ou no quarto, o ideal é que o seu comprimento vá até o chão para valorizar ainda mais a decoração.

Tipos de cortina: persianas

Minimalistas e modernas, as persianas também estão entre os tipos de cortina mais populares na decoração da casa brasileira. A sua utilização permite um controle maior da entrada da luz no ambiente, seja por meio de placas na horizontal ou na vertical. É possível encontrar persianas de palha, madeira, alumínio ou PVC e o acionamento pode ser manual ou motorizado com controle remoto. Este tipo de cortina é indicado para as casas mais práticas, que exijam facilidade na hora da limpeza e manutenção.

Tipos de cortina: persiana romana

Se você busca por tipos de cortina que sejam diferentes das mais conhecidas, a persiana romana é uma alternativa para considerar. Ela é estruturada na vertical e separada por varetas que permitem que ela seja aberta e fechada em camadas. O efeito criado irá depender da escolha do material, assim como a capacidade de bloquear a luz natural irá depender do tecido escolhido.

Tipos de cortina: rolô

Para complementar a decoração de uma casa no estilo moderno e clean, aposte na cortina rolô. Este é um dos tipos de cortina mais simples para manutenção e utilização como peça decorativa. Por meio de um mecanismo especial, a cortina rolô se enrola quando puxada para cima e se estica por completo quando acionada para baixo. Se for feita com tecido blecaute ela garante o bloqueio máximo da luz, sendo perfeita para os quartos, sala de televisão e salas home-theater.

Tipos de cortina: cortina painel

Ideal para cômodos grandes, com janelas enormes e bastante espaço,  as cortinas painel podem ser instaladas com recolhimento lateral e bilateral, sendo necessário sempre que haja um espaço ao lado para isso, se não haverá um pedaço da janela tapado pelos painéis recolhidos. Este é um dos tipos de cortina que deve ser composta por tecidos grossos como a lona ou a sarja.

Agora que você já conhece mais sobre os tipos de cortina, que tal medir a sua janela e se inspirar com os cômodos bonitos que o Westwing preparou para você?

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas