Tinteiro

Tinteiro

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTinteiro

A caligrafia é uma arte ainda muito admirada e respeitada. Muito antes da caneta esferográfica ser lançada, o tinteiro era usado para escrever. Os primeiros registros são dos egípcios, em 2500 a. C., que usavam ossos molhados em tinta vegetal – mas o tinteiro como se conhece foi criado em 1884, para melhorar a escrita, quando penas com pontas bem finas eram molhadas no nanquim ou outro tipo de tinta, para que a pessoa pudesse escrever.

Atualmente, o tinteiro caiu em desuso, mas ainda há saudosistas que preferem o tinteiro para escrever. No universo da decoração, ficaram os modelos mais rebuscados e cheios de detalhes que agora são reproduções do passado em forma decorativa. Para ter inspirações de decoração com tinteiro, o Westwing preparou esse texto para te ajudar na escolha. São ideias que vão transformar a sua casa numa verdadeira experiência de decoração. Tome nota!

Tinteiro: do Escritório Antigo à Decoração de Ambientes

O que antes era item indispensável no trabalho hoje se encontra como item de antiguidade e traz referências decorativas para mesas residenciais e de escritório. O tinteiro possui uma infinidade de formatos que podem transformar a decoração da mesa. Existem diversos tipos de tinteiros, que decoram e conservam a tinta: tinteiro de vidro, de porcelana, de pedra – feitos de diversas formas e prontos para decorar qualquer ambiente que remeta à leitura, trabalho e estudos. Há também os que vão além de um simples recipiente para tina e trazem lindas esculturas – feitas de madeira, bronze, ferro e muitos outros materiais – para ornamentar as mesas com um estilo próprio. Assim, era possível fazer do momento da escrita uma hora de muita elegância e luxo.

Além de dar um toque especial à decoração, o tinteiro tem como função principal conservar o nanquim utilizado na escrita. As tampas devem impedir o contato da tinta com o ar, evitando que ela crie uma película na superfície e, em casos extremos, que a tinta seque. Por isso, as tampas também são feitas de material denso e livre de porosidade.

Ar Clássico e Retrô na Decoração

Elegância e charme é o que o tinteiro traz quando é utilizados na decoração de mesas de escritório e home office. Por ser um artigo que foi muito usado antigamente, ele garante uma atmosfera retrô e clássica – e até luxuosa ao ambiente. Isso vai depender do tipo de tinteiro que você vai escolher.

A boa notícia é que, mesmo sendo um artigo antigo, o tinteiro é facilmente encontrado em antiquários, brechós e lojas de antiguidades – que geralmente possuem um kit completo para montar uma decoração perfeita, de acordo com o classicismo que você pretende usar no décor do ambiente. Combinar elementos antigos vai evitar que você deixe os objetos perdidos na mesa – providencie uma pena (usada na escrita), porta cartões ou até um porta-arquivos que combinem com o seu tinteiro. Além disso, vale mesclar com elementos modernos para compor um estilo só seu. Um tinteiro de vidro, por exemplo, fica perfeito quando colocado em uma mesa com itens metálicos para compor um estilo clean todo sofisticado. Além disso, você pode soltar o seu lado criativo e usar o tinteiro como um vasinho de flores ou até um porta clipes de papel. Reinvenção é a palavra-chave para quem deseja inovar na decoração do escritório.

Com isso, o escritório irá se transformar num ambiente criativo e muito longe do tédio – perfeito para que você se concentre no trabalho e produza muito mais. Afinal, um local com a nossa cara é muito mais aconchegante e receptivo – seja em casa ou no trabalho.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas