Tinta

Tinta

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTinta

As cores causam diferentes sensações e transmitem mensagens que refletem estilo e personalidade. O mesmo acontece com as tonalidades que escolhemos para pintar as paredes, portas, janelas e os infinitos elementos que compõem a nossa casa, pincelando efeitos e criando um décor bem peculiar de acordo com nuances e texturas. Nesse cenário, a tinta é protagonista, com suas funções especiais e maneiras ilimitadas de dar vida à decoração.

Ela existe em diversos tipos, sendo cada um recomendado para locais, pinturas, acabamentos e objetos específicos, vinda daí a importância de uma seleção de tintas adequada e bem definida. Mas, como saber qual a melhor tinta para cada caso? Como comprar? Descubra com o Westwing como criar uma decoração moderna com tinta! Aqui apontamos quais as formas corretas de aplicar este material, inspirando-o a criar ambientes lindos e agradáveis com o simples uso correto da tinta.

Tipos de Tinta: Como Escolher e Usar do Jeito Certo

Para renovar os tons de casa, antes é preciso saber que a cor dos cômodos faz toda a diferença na sua dimensão e estilo. Além disso, é imprescindível entender a quantidade necessária de cada tipo de tinta, quais efeitos cria e para que serve.

A tinta látex ou PVA, por exemplo, tem como base a água, seu acabamento é fosco e o custo mais acessível. Por ser frágil em contato com o sol e não aceitar ser lavada, a tinta látex é indicada apenas para paredes internas e tetos, ambos com gesso, alvenaria ou madeira.

Já a tinta acrílica pode ser usada em paredes tanto de áreas internas como externas e possui três acabamentos: fosco, acetinado (brilho leve) e semibrilho (brilho intenso). Solúvel em água, a tinta acrílica tem secagem rápida e cheiro fraco.

A tinta esmalte é ideal para objetos de metal e áreas externas. Tem dois tipos de base: a água, sem cheiro e com secagem rápida, e o solvente. Seus acabamentos variam em fosco, acetinado e alto brilho.

Tinta a óleo é a mais impermeável e resistente, ou seja, ideal para pintar janelas, portas e móveis de materiais distintos, como a madeira, o aço e o ferro. No entanto, sua secagem é a mais lenta. O acabamento dado aos objetos pode ser fosco ou brilhoso.

A tinta certa para pintar pisos e azulejos internos ou externos é a tinta epóxi por seu poder de resistência à ação do clima e do tempo. Essa também é uma tinta impermeável e sua manutenção é simples.

Uma dica para a pintura de locais com circulação intensa é a utilização de tintas da categoria premium, pois além de terem uma qualidade indiscutível, garantem uma cobertura linear, durável e resistente às superfícies. Outro tipo de tinta útil é a antifomofo, exclusiva para paredes, tetos e locais úmidos; pode ser acrílico e com acabamento fosco, semibrilho e acetinado.

Se a sua intenção é pintar uma parede que já tenha sido reformada e/ou apresenta certas imperfeições, é recomendado o uso de tintas com acabamento fosco, que encobre muito bem as irregularidades por seu efeito opaco. A regrinha também vale para qualquer objeto. Porém, se o desejo é limpar com facilidade os elementos pintados, então invista em tintas com alto brilho.

A Tinta na Decoração

O poder da tinta vai além de colorir e renovar os espaços. Ela contribui com a iluminação local, aumenta ou diminui os ambientes e cria efeitos e texturas diferentes. Para uma iluminação mais difusa e que proporcione aconchego, por exemplo, a tinta fosca é a mais indicada por ter pouco brilho.

Uma decoração positivamente impactante pode ser possível com o uso de tintas bem coloridas, sem medo! Além de ganhar vitalidade, a casa ficará mais alegre, totalmente repaginada e as paredes serão o grande destaque do décor. Ao contrário, para dar um efeito mais calmo e elegante, a dica é pintar uma das paredes do ambiente com listras finas e grossas intercaladas; uma sala de estar com esta decoração, por exemplo, ficará linda e sóbria se usadas tintas látex premium das cores nude, branca e tabaco.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

A cor escolhida para cada côomdo é um dos principais componentes na hora de compor uma casa. É necessário pensar no espaço a ser montado, assim como nas preferências e necessidades dos moradores. Seja em revestimentos, acessórios para ajudar a pintar ou papéis de parede, o Westwing lança campanhas diárias com peças em diversas cores pensadas cuidadosamente para aliar beleza e funcionalidade.

São produtos exclusivos selecionados através de uma curadoria feita por nossa diretora de estilo Alexandra Tobler com até 70% de desconto. Tenha as peças do jeito que você deseja de forma segura e sem sair de casa. Acesse agora mesmo o Westwing e inspire-se!

Próximas campanhas