Tinta Vinílica

Tinta Vinílica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTinta Vinílica

Você conhece os usos e indicações da tinta vinílica? Os desgaste natural das superfícies é um processo natural e esperado. No entanto, esse efeito pode ser retardado ou melhor controlado com a ajuda de técnicas específicas de revestimento. Além das suas propriedades funcionais, a cobertura adequada das superfícies também implica em amplos efeitos estéticos decorativos tanto na estrutura dos imóveis quanto dos acessórios e peças de mobiliário e portanto precisa ser avaliada com cautela.

Escolher a tinta ideal para um projeto decorativo é assunto que costuma gerar dúvidas. Além do efeito visual produzido pela tinta é fundamental avaliar sua adequação ao tipo de material a ser revertido, bem como as implicações na manutenção do imóvel ou objeto. O Westwing te ajuda a entender a função estética e prática dos materiais utilizados em reforma ou decoração. Saiba mais sobre os usos da tinta vinílica e acerte na escolha dos seus revestimentos.

Tinta Vinílica na Decoração

A escolha de um bom revestimento implica em fatores como valorização do imóvel, rotina de manutenção e resistência maior ou menor ao desgaste natural. Além das cores para parede e cores para fachadas de casas, é preciso planejar o revestimento protetor ou decorativo aplicado às outras partes dos imóveis incluindo chão, esquadrias, pisos, móveis, coberturas e telhados, entre outros.

Portanto, é fundamental conhecer as diversas opções em materiais e técnicas de acabamento se a intenção é fazer uma aquisição acertada de acordo com os benefícios esperados. A tinta vinílica é uma entre as diversas opções de revestimento utilizado para decorar e proteger superfícies. O uso da tinta vinílica é amplamente observado tanto na serigrafia quanto na decoração.

Aplicações da Tinta Vinílica

A tinta vinílica é um dos revestimentos mais utilizados na serigrafia onde é aplicada como tinta para a impressão serigráfica em materiais flexíveis, rígidos e semi rígidos como adesivos, embalagensdecalques, objetos plásticos derivados do PVC como brinquedos, chaveiros e afins.

Na decoração, o uso da tinta vinílica é aplicado como cobertura para toldos, lonas para áreas externas e emborrachados. A utilização da tinta vinílica também é bastante observada como acabamento para objetos decorativos e peças de artesanato como calçados e alguns tipos de tapetes e papéis de parede.

A tinta vinílica pode ser aplicada com o auxílio de pistola de ar comprimido ou pincel, a depender do material que se deseja revestir ou decorar e do tipo de tinta em questão. Por ser espessa, a tinta vinílica normalmente precisa ser diluída antes da aplicação.

Tipos de Tinta Vinílica

As tintas vinílicas são fabricadas em ampla gama de cores e podem ser mescladas entre si para a criação de efeitos cromáticos específicos ou personalizados. Quanto ao tipo de acabamento proporcionado pela tinta vinílica, é importante notar que podem ser encontradas nas versões fosca, brilhante e fosforescente. A escolha entre cada tipo de produto seja feita levando em consideração o efeito a ser criado e o tipo de material a receber a tinta.

Continue navegando pelo Westwing para esclarecer todas as suas dúvidas sobre reforma e decoração de ambientes. Veja dicas sobre escolha de cores e tintas, materiais, reciclagem, aplicação e modelos de pisos, esquadrias e todo o necessário para você planejar seu projeto em todos os detalhes.

Próximas campanhas