Tinta para Tecido

Tinta para Tecido

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTinta para Tecido

Seja em peças de vestuário como saias, bolsas, camisetas ou mesmo em itens como toalhas de banho, de mesa e panos de prato, os itens pintados à mão têm um valor inestimável e um estilo exclusivo, o que é sempre uma vantagem e tanto. Além disso, a pintura utilizando tinta para tecido é um hobby relaxante e que estimula a criatividade para presentear ou deixar a casa ainda mais bonita.

Mas, apesar de parecer uma técnica simples, a pintura que utiliza tinta para tecido tem algumas dicas especiais que podem garantir que você consiga o efeito desejado e fazer com que durem por mais tempo. Para isso, além da experiência que torna a prática cada vez mais simples, seguir as dicas reunidas pelo Westwing é essencial para criar verdadeiras obras de arte que funcionam muito bem tanto na decoração quanto no dia a dia das pessoas.

Pintura em Tecido: Materiais

Para começar a criar com a tinta para tecido, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Superfície de tecido onde a tinta para tecido será aplicada, devidamente higienizada e passada;
  • Tinta para tecido das cores de sua preferência. Existem disponíveis no mercado as mais variadas cores de tinta para tecido;
  • Lápis preto macio;
  • Desenho que você deseja transferir para o tecido;
  • Papel manteiga;
  • Papel carbono;
  • Pinceis;
  • Delineador têxtil na cor preta (ou na cor que você deseja contornar o desenho);
  • Pano macio e ferro de passar, para finalizar a peça.

Tinta para Tecido: Técnica Simplificada

  1. Ao decorar superfícies com tinta para tecido, o primeiro passo é transferir o desenho desejado para o tecido utilizando o lápis, o papel manteiga e o papel carbono.
  2. Depois de transferir o desenho do papel para o tecido, utilize a tinta para tecido para pintar o interior do desenho de acordo com a sua preferência. Técnicas como o degradê e o sombreamento podem ser utilizadas de acordo com o grau de experiência e destreza do pintor.
  3. Depois de terminar de pintar, utilize o delineador têxtil para fazer os contornos e dar os toques finais ao desenho.
  4. Ao finalizar, deve-se esperar um tempo para que a tinta para tecido seque. Normalmente o tempo a se esperar é de 24 horas, mas confira as instruções do fabricante de sua tinta para tecido para obter os dados corretos.
  5. Após o período de secagem da tinta para tecido, utilize um pano macio para proteção e aplique o ferro de passar para assentar a tinta e finalizar a pintura criada. Pronto, agora é só presentear ou utilizar a peça criada.

Cuidados com os Desenhos em Tecidos

Os tecidos pintados com tintas para pintura em tecido necessitam de alguns cuidados especiais. Aguarde ao menos 72 horas antes de lavá-lo, salvo instruções ao contrário da fabricante. Também não é recomendado torcer nem esfregar, assim como a secagem à sombra é altamente indicada. Além disso, é recomendado que não se deixe o tecido de molho, para que a tinta não comece a soltar. Seguindo essas instruções, os desenhos aplicados no tecidos durarão por muito tempo.

Próximas campanhas