Tinta Aquarela

Tinta Aquarela

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTinta Aquarela

Acredita-se que a técnica de aquarela tenha surgido junto dos primeiros papéis e pincéis, datando de mais de 2000 anos atrás, na China. A técnica chegou ao mundo ocidental e se manteve uma constante em obras de arte, com a pintura em tinta aquarela se tornando popular pelo seu baixo custo e facilidade de manipulação. Com isso, a pintura em tinta aquarela se tornou um hobby muito difundido e que permanece popular nos tempos de hoje.

A tinta aquarela consiste em um estilo de tinta, como o próprio nome diz, na qual os pigmentos devem ser dissolvidos na água, sendo normalmente aplicada em papéis de superfície mais robusta. Normalmente, a tinta aquarela evoca lembranças da infância, já que é um material bastante utilizado pelas escolas nas aulas de artes. Para deixar aflorar sua inspiração, siga as dicas do Westwing. Temos todas as informações que você precisa para criar sua própria arte em aquarela!

Pintura em Aquarela: Materiais

Para começar a praticar pinturas com tinta aquarela, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Papel próprio para tinta aquarela, encontrado com facilidade em papelarias. Ele é necessário para que a água não escorra e que a tinta aquarela seque com tranquilidade;
  • Estojo de tinta aquarela, podendo ser em bisnaga ou pastilha;
  • Pinceis macios – quanto mais tamanhos disponíveis, melhor!;
  • Godê, para misturar a tinta aquarela com a água. Ele deve ser de material não absorvente, como a resina, o plástico ou mesmo a louça. Dê preferência aos que possuem muitas cavidades, para que você não perca tempo lavando sempre que precisar usar mais cores;
  • Pote para água;
  • Lencinhos de papel ou paninhos de limpeza para ajudar a retirar os excessos e corrigir borrados;
  • Muita inspiração!

Tinta Aquarela: Técnicas

A água torna a tinta aquarela mais difícil de se controlar quanto aos detalhes de traços e sombra, mas é exatamente isso que torna as técnicas de aquarela tão interessantes. A imprevisibilidade da tinta aquarela possibilita diversos tipos de pintura, com efeitos de arte menos óbvios e monótonos do que outras técnicas, que priorizam o controle total dos traços e preenchimentos. A aquarela favorece a inspiração e possibilita trabalhos e obras de artes mais fluidas. A proporção de água utilizada para dissolver a tinta varia de acordo com o espaço para abstração no resultado final do desenho. A delicadeza da tinta aquarela também trabalha a seu favor ao reproduzir paisagens e flores. Assim como na decoração, utilize uma cartela de cores pré-definida e siga sua inspiração. Deixe a tinta seguir seu curso e consiga efeitos exclusivos para seus desenhos!

Tatuagem Aquarela

Quem gosta de tatuagens sabe da tendência em utilizar a técnica de pintura em aquarela para criar lindos desenhos para tatuagem. Não é a toa que os artistas tatuadores mais conceituados utilizam a técnica para criar a base de tatuagens que são verdadeiras obras de arte. Seja na pele ou em quadros cheios de sensibilidade, a aquarela não é mais considerada um hábito apenas infantil, é arte com técnicas, inspiração e sensibilidade de gente grande.

Próximas campanhas