Terrina

Terrina

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTerrina

Nos dias de frio ou chuva, nada mais agradável do que se deliciar com uma sopa quentinha. Muitas vezes considerada o prato mais antigo do mundo, a sopa tem como melhor amiga a terrina, o recipiente ideal para levá-la à mesa. Presente nas refeições reais e confeccionadas em diversos materiais, a terrina tem o poder de trazer aspectos nobres à mais simples das sopinhas.

A terrina é uma peça oval e profunda, com alças e geralmente com uma tampa em formato de panela. Também conhecida por sopeira, a peça provavelmente tem sua origem no Renascimento, quando começou a ser usada como utensílio culinário. Com o passar do tempo, passou a ser utilizada como obra de arte, com diferentes marcações e pinturas, e objeto de luxo, sendo encontrada até em museus. Seja bem-vindo ao reino e saiba mais sobre a terrina com o Westwing!

A TERRINA E SUAS UTILIDADES

Além da tão querida sopa, a terrina ainda pode ser o recipiente indicado para guisados e ponches. Sua abertura permite que uma concha retire todo o caldo depositado nela e transfira-o para pratos ou tigelas. Sua tampa garante ainda que os alimentos fiquem aquecidos por mais tempo. Ela pode ser acompanhada também por um prato que vai conter goteiras e facilitar o manuseio.

Por ser um utensílio clássico, a terrina costuma ser ornamentada e trabalhada em detalhes. Em relação aos seus materiais, pode ser encontrada em porcelana, louça, cerâmica, esmalte, metal e em alumínio. Seu tamanho vai de acordo com o tanto de sopa ou guisado a ser servido, já que é possível achá-la em diferentes medidas, mas as mais comuns servem seis pessoas. Então, antes de comprá-la, considere quantas pessoas vão apreciar sua comida.

A TERRINA COMO OBRA DE ARTE

Como a terrina foi um objeto presente nos serviços da nobreza europeia, a peça acabou reproduzida em quadros de diversos países por consagrados artistas locais. Além disso, a própria terrina virou obra de arte: passou a ser feita por artistas do mundo todo em ouro, prata, bronze e porcelana e levada para renomados museus. Esses artistas tornaram o objeto ainda mais sofisticado, preenchendo-o de desenhos e minúcias. Até colecionadores de terrina surgiram!

Inspire-se com ares nobres e artísticos agora que você sabe tudo sobre a terrina!

Próximas campanhas