Tecidos Natalinos

Tecidos Natalinos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTecidos Natalinos

Tecidos são uma das formas mais antigas de dar estilos próprios, tendências exclusivas e aparências inovadoras, de vestimentas a decorações. Tudo isso graças à sua versatilidade, presente em seus infinitos tipos, texturas, cores, funções e estampas. Tem tecidos de algodão, tecido de parede, tecido que estica, impermeável, para patchwork, estofado, artesanato e até temático, como é o caso dos tecidos com estampas de animal print, de inverno e os tecidos natalinos, por exemplo.

Aplicados para diversas finalidades, os tecidos natalinos fazem parte da categoria de tecido estampado, sendo uma das opções mais características por suas cores e ilustrações vibrantes e alegóricas, criadas a partir de técnicas de bordado, estamparia ou pintura em tecido. Dar ao décor um toque temático e original é tendência de design e o Westwing sabe o poder dos tecidos natalinos para este fim. Por isso, dá dicas de como usá-los de forma correta e elegante. Confira!

Como são os Tecidos Natalinos?

Geralmente fabricados em algodão, tricoline ou cetim, os tecidos natalinos são facilmente reconhecidos e admirados por suas graciosas composições de tons, formas e ilustrações, todas com temas de Natal ou que, de alguma forma, remetam ou tenham ligação com a data e seus personagens e símbolos.

Assim, as estampas são as grandes responsáveis pelo traço temático dos tecidos natalinos, existentes em formatos e desenhos diferentes, dos quais Papai e Mamãe Noel, bengala e chapéu de Papai Noel, árvores de Natal, bonecos de neve, renas, guirlandas, sinos, laços, velas, estrelas, flocos de neve, flores, folhas secas, brinquedos, presentes, meias de Natal, presépios e enfeites natalinos.

O verde, vermelho, branco e xadrez também fazem parte de maneira intensa dos tecidos natalinos, sejam presentes nas estampas acima citadas, sejam sozinhos e de forma discreta e charmosa. Outra característica bastante peculiar é o uso do patchwork, detalhe que dá aos tecidos natalinos o efeito de composições formadas por retalhos.

Onde e como Usar Tecidos Natalinos?

Assim como quase todos os tipos de tramas, os tecidos natalinos são usados para diferentes aplicações e utilidades. No artesanato, por exemplo, dão vida a trabalhos delicados feitos com fuxicos para a criação de guirlanda, árvore, meia de Natal, bolinhas e adereços em geral, além de encaparem caixas decoradas.

Já para a decoração de casa e como utilidade doméstica, os tecidos natalinos são super empregados para a fabricação de panos de prato, “puxa-sacos”, tapetes, almofadas, capas e mantas, jogos de cama e de banheiro, quadros bastidores ou até mesmo para o revestimento de paredes. Neste último caso, a dica é investir em tecidos natalinos neutros e sem estampa ou com estampas bem discretas, como pequenos flocos de neve ou flores.

Os tecidos natalinos também são peças-chave para a criação de estilos decorativos delicados e especialmente românticos, como o shabby chic, boho e rústico. Para o primeiro, aposte nas estampas de poás e no patchwork; o boho pode ser criado com a mistura do verde escuro com o vermelho, marrom e toques de dourado; já o rústico pede cores mais neutras e suaves, que caem super bem com ilustrações sutis.

E então, já sabe quais tecidos natalinos escolher? Pois decida pela estampa que mais combine com você e garanta peças lindas para um décor singular!

Próximas campanhas