Tecido Xadrez

Tecido Xadrez

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTecido Xadrez

Que tal incrementar ou renovar a decoração com a ajuda de um belo tecido xadrez? Decorar com criatividade pode ser bem simples. O primeiro passo é conhecer o potencial dos elementos e acessórios a serem utilizados na composição dos espaços. Os motivos em xadrez e quadriculado estão em voga e há diversas maneiras de utilizar tecidos baseados neste estilo para valorizar o visual de um ambiente. Quer conferir algumas dicas?  

Os tecidos xadrez são clássicos tanto na indústria da moda quanto na decoração. Em ambos os casos, o estilo é sinônimo de elegância clássica e bom gosto. No entanto, quando o assunto é ambientação da casa, as dúvidas em relação à incorporação desse tipo de tecido aos ambientes são muito comuns. O Westwing esclarece tudo sobre o uso do tecido xadrez na decoração. Confira dicas para valorizar seus interiores com a ajuda desses tecidos.

Tecido Xadrez: Elegância Atemporal

O uso do tecido xadrez como decoração e vestuário em festas juninas é bastante recente em relação à longa história por trás desse estilo de padronagem e estampa. O estilo já foi identificado em escavações arqueológicas que revelaram vestígios de vestimentas do período antes de Cristo. Ainda hoje em dia, o tecido em xadrez esbanja ampla popularidade na confecção de roupas e acessórios para o lar.

Quando o assunto é decoração, é quase impossível não associar o uso do tecido xadrez ao estilo clássico. O charme atemporal dos quadriculados, principalmente o preto e branco, é ideal como acabamento para jogos de mesa, detalhes de paredes, estofados, mantas e diversos acessórios decorativos para ambientes baseados nesse estilo. O uso desse tipo de tecido também é uma excelente alternativa para valorizar os ambientes baseados em estilo romântico e country.

Tipos de Tecido Xadrez

Engana-se quem pensa que tecido xadrez é sempre uma coisa só. Ao contrário, o termo xadrez é o nome genérico dado a diversos estilos de quadriculados que podem ser aplicados durante a tecelagem, já com a escolha e organização das linhas como padronagem ou impressos no tecido já pronto como estampa.

O tecido xadrez pied de poule e o xadrez Príncipe de Gales estão entre os mais clássicos no universo da moda. O primeiro possui design que imita um pé de galinha e é uma criação de Coco Chanel. O tecido é ideal para a decoração de estofados e acessórios em estilo clássico. Já o tecido xadrez Príncipe de Gales, uma criação escocesa, é baseado em linhas sóbrias e discretas cujo uso é bastante popular na confecção de ternos e artigos de alfaiataria em geral.

O tecido xadrez Vichy deve o seu nome à cidade francesa onde foi criado. Trata-se do clássico tecido xadrez aplicado em toalhas de piquenique e vestidos femininos do cinema romântico de Hollywood. Normalmente confeccionado em vermelho e branco, o estilo pode ser aplicado a cortinas, almofadas e outros elementos decorativos em estilo romântico.

Os adeptos do estilo country podem levar o tema à decoração através do uso do tecido em xadrez Buffalo de inspiração americana. O design baseado normalmente em quadriculados em preto e vermelho é bastante aplicado à confecção de mantas e cobertores. Quem busca unir o clássico tecido xadrez a um toque artesanal pode investir no uso do patchwork para aplicação em toalhas, jogos de camas, tapetes e cortinados.

Além desses, há diversos outros tipos de tecido xadrez a serem explorados tanto na moda quanto no design de interiores. Continue navegando pelo Westwing para se inspirar com muito mais dicas para transformar os seus espaços!

Próximas campanhas