Tecido Tartan

Tecido Tartan

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTecido Tartan

O tradicional tecido tartan está sempre presente em artigos de moda e decoração com seu estilo inconfundível e charmoso. O tartan é um tecido tradicionalmente produzido em teares manuais com o uso de fios de lã em cores e proporções determinadas para criar um efeito de estampa bastante característico, que resulta em um tecido de lã leve. Uma das aplicações mais icônicas do tecido tartan é o kilt, um tipo tradicional de saia masculina que pertence à cultura escocesa. 

O charme da estampa tartan inspira a sua aplicação na decoração em diferentes itens, como cobertores e mantas, toalhas para mesa, almofadas, acessórios e no revestimento tartan. O tecido tartan é discreto e pode ser usado para compor interiores ecléticos, com um visual clássico e acolhedor. Quer descobrir a beleza e a versatilidade do tecido tartan? Inspire-se com as dicas que o Westwing preparou para você!

Estilo Tradicional

O tecido tartan possui um padrão geométrico elegante e tradicional que surge da combinação em trama simples de duas cores ou mais para criar um efeito diferente usando o padrão de quadrados e retângulos separados por linhas simples e duplas de largura variada. Embora seja muitas vezes confundido com o xadrez, o tecido tartan exibe um padrão visual muito característico que o diferencia.

As cores tradicionais usadas no tecido de tartan clássico são o verde, o azul, o vermelho, o vinho e o amarelo. Atualmente, a estampa tartan também é encontrada em releituras modernas em cores diferentes que são usadas para compor ambientes descontraídos e originais em diferentes estilos.

Tecido Tartan na Decoração

O tecido tartan é um verdadeiro coringa na decoração. Estiloso e atemporal, o tecido tartan pode ser usado nas mais diferentes funções. A estampa tartan é encontrada em estofados, como os sofás, as poltronas e os divãs, nas almofadas, nas mantas e nos cobertores.

Enquanto o tecido tartan com fundo claro inspira a decoração de ambientes delicados e cheios de romantismo, a padronagem sob cores escuras, como o preto, o verde e o azul marinho dão um ar de seriedade e ajudam a compor um estilo clássico.

Revestimento Tartan

O estilo atemporal do tartan também pode ser encontrado como estampa de revestimentos diversos para a casa. Seja como papel de parede ou em peças de cerâmica e porcelanato,  o revestimento tartan está cada vez mais presente na decoração e possibilita criar ambientes charmosos, elegantes e acolhedores.

Legado Histórico

Originalmente, o tecido tartan era usado como símbolo dos clãs escoceses. De acordo com a tradição do século XVIII, cada família nobre criava um padrão próprio usando linhas verticais e horizontais de diferentes cores e espessuras para compor uma identidade própria. Este padrão, então, era utilizado pelos clãs poderosos para reforçar sua tradição e identidade. Em 1749, o uso foi proibido pelo chamado Dress Act, uma sanção do governo britânico que punia os Highlanders escoceses pela invasão à Inglaterra. O ato foi revogado em 1782. Até hoje, algumas famílias tradicionais escocesas utilizam o tradicional tartan como símbolos de sua identidade.

Próximas campanhas