Tecido Shantung

Tecido Shantung

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTecido Shantung

Se pararmos para pensar, os tecidos fazem parte 24 horas por dia da nossa rotina e necessidades básicas. Além de úteis e versáteis, são capazes de causar aos nossos sentidos diferentes sensações: a depender de suas cores e estampas, quando usados para revestir paredes ou móveis, podem alegrar o ambiente ou deixá-lo mais sóbrio. São vários tipos variados para escolher e o tecido Shantung é uma bela opção.

Aplicado principalmente na indústria têxtil para a fabricação de diferentes vestuários femininos, em especial vestidos e camisas para ocasiões festivas, o tecido Shantung também passou a ser visto pelo mercado de design de interiores como uma boa alternativa para a decoração de espaços, sobretudo na produção de cortinas. Você conhece ou quer saber mais sobre o tecido Shantung? Então, aprenda a usá-lo em casa, para um belo décor com o Westwing!

Características do Tecido Shantung

A história do tecido Shantung é antiga: foi criado na China (por isso o nome) há décadas por meio da junção de fios de seda, detalhe que o proporciona certo ar sofisticado e o aspecto brilhoso. A textura irregular do tecido Shantung, hoje fabricado por fibras naturais, sintéticas e artificiais, é um de seus principais atributos, fazendo-o ser mais leve que o cetim e facilmente reconhecido entre os vários outros tipos de tecido.

O Shantung também pode ser encontrado em diferentes padrões e variações estruturais. Existe o tecido Shantung de seda pura, por exemplo, bem como é possível localizar no universo têxtil alguns modelos de tafetá, além do tecido Shantung com elastano. Por ser um tecido robusto e encorpado, já foi amplamente usado em roupas luxuosas, hoje sendo mais aplicado em coleções específicas de festa e para decoração de interiores.

Destaque às Cores

O tecido Shantung também é facilmente reconhecido por sua diversidade de cores, especialmente por apresentar variações de tom, já que um de seus lados é brilhante enquanto o outro é opaco. A maior parte dos tecidos Shantung tem tonalidades pastel e neutras, como o cinza, marrom, nude, branco e bege, assim como tons mais intensos e variados de azul, vermelho, verde, roxo, amarelo e laranja.

Combinando o Tecido Shantung na Decoração

Para o décor, diferentes padrões estéticos podem ser criados com o uso do tecido Shantung, seja no revestimento de estofados ou em objetos decorativos. Um bom exemplo é o uso do tecido shantung para cortina. Nesse caso, avalie a decoração do ambiente e os tons dos demais elementos para criar um espaço visualmente harmonioso.

Em um quarto, opte por uma cortina de tecido Shantung com cor suave, como marrom claro ou creme ou, ainda, uma manta ou almofada com capa de tecido Shantung, que pode ter cores mais intensas, se assim preferir. Já um tecido Shantung cinza escuro ou azul marinho, por exemplo, é ideal para uma sala de estar ampla, pois além de garantir certa elegância, deixará o cômodo mais aconchegante.

Para o cuidado e manutenção dos elementos revestidos de tecido Shantung, procure limpá-los imediatamente após a queda de qualquer substância, pressionando com um pano seco ou toalha de papel, sem esfregar. Caso a mancha persista, o pano pode ser levemente umedecido com água e sabão neutro, retirando o excesso de espuma com um algodão molhado em água fria. Se a sujeira for intensa demais, procure por uma empresa de lavagem especializada.

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas