Tecido Jacquard

Tecido Jacquard

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTecido Jacquard

Almofadas, cortinas, revestimentos de parede, vestidos, colchas, casacos... o tecido jacquard é uma técnica aplicada em diversos elementos da moda e decoração que transmite a sensação de luxo, requinte e beleza. Por permitir o entrelaçamento de diversos tipos de fios, é extremamente versátil e pode ser incorporada na decoração de  sua casa com muito estilo! 

Tecidos jacquard são muito bem-vindos, especialmente em ambientes que possuam um tom mais informal e moderno. Que tal, por exemplo, montar uma linda mesa com uma toalha feito de tecido jacquard? E as cortinas, então? Ficam lindas com esse tipo de tendência! Nós, do Westwing, somos fãs de tecido jacquard e adoramos o seu uso na decoração. Confira as dicas e informações que buscamos especialmente para você e aprenda a utilizar o tecido jacquard não apenas no vestuário, mas também para embelezar a sua casa. Venha se inspirar com a gente!

Por que o tecido jacquard é especial?

O tecido jacquard se destaca por permitir que sejam feitas padronagens complexas de entrelaçamento, tanto em tecelagem como em malharia em jersey duplo. Dentre suas características mais importantes estão a maior durabilidade, haja vista que a posição dos fios deixa o tecido mais complexo e resistente.

Diferença entre Tecido Jacquard e Brocado

Muitas pessoas confundem o brocado com o tecido jacquard, mas ambos têm algumas diferenças, que explicaremos a seguir.

O brocado é ricamente decorado e possui detalhes em seda colorida, com relevos bordados a ouro ou prata. A palavra “brocado” vem do italiano “broccato”, que significa “furado, perfurado”. Geralmente, o brocado é feito em um tear e utiliza a técnica da trama suplementar, não-estrutural, acionada à trama padrão que mantém juntos os fios. Na realidade, a intenção do brocado é dar a aparência de que a costura foi bordada.

Já o tecido jacquard, como mencionamos acima, é a técnica de padronagem que permite entrelaçamentos, seja em tecelagem ou em malharia em jersey duplo.

Revestindo uma Peça com Tecido Jacquard

Você pode selecionar uma peça especial da sala ou do quarto e revesti-la com um tecido jacquard, sabia? Uma poltrona, um pequeno sofá, cadeiras da sala de jantar… esse tipo de recurso é bastante utilizado na decoração de ambientes e dá um charme incrível a qualquer cômodo! Basta apenas dosar nos demais móveis e certificar-se de que tons sóbrios e padronagens mais lisas foram empregadas neles. Fica ótimo!

A Origem do Tecido Jacquard

Esse tipo de padronagem foi criado pelo mecânico Joseph Marie Jacquard, que produziu um sistema que, em teares de cala, selecionava fio a fio e tinha como forma de armazenamento da informação os cartões perfurados. Empregada no século XVIII, essa técnica utilizava teares com liços acionados individualmente. Atualmente, os armazenamentos são feitos com cartões perfurados, tambores selecionados, memórias eletrônicas com dispositivos acionadores e correntes de elos específicos.

O tecido jacquard é um recurso muito utilizado há bastante tempo e que nunca sai de moda! Suas padronagens permitem que você ouse sem, no entanto, perder o toque de requinte e beleza. Vale muito a pena investir no tecido jacquard para decorar a sua casa!

Próximas campanhas