Tecido Arabesco

Tecido Arabesco

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTecido Arabesco

Os produtos têxteis estão muito presentes na decoração do lar, proporcionando mais conforto e uma grande variedade de efeitos decorativos. Por isso, a escolha do produto ideal para cada necessidade é fundamental. Para quem busca um ambiente cheio de personalidade e com detalhes rebuscados, o tecido arabesco é uma opção perfeita. Sofisticado e rico em significados, ele pode ser utilizado em vários pontos da casa, seja em cortinas, estofados, revestimentos e muito mais.

O tecido arabesco pode ser confeccionado por meio de diversas técnicas, porém o cuidado com os detalhes é fundamental para fornecer a elegância e charme característicos do produto. Com a estampa, qualquer ambiente de seu lar fica mais confortável e atraente. Confira mais sobre o tecido arabesco para ter os melhores modelos para sua casa com o Westwing. Confira as principais dicas de tendência e produtos em decoração para ter um lar impecável sempre!

Estampa Arabesco

O tecido arabesco é assim conhecido devido a sua estampa, de origem árabe, caracterizada pelo uso de formas geométricas que simulam de maneira não literal plantas e outros elementos da flora. A estampa arabesco nasceu como uma forma de arte muçulmana que tinha como objetivo a criação de um padrão infinito que se estende apara além do mundo visível e material, visto que este tipo de motivos abstratos não apresentam um início nem um fim.

Hoje, além do tecido arabesco com esta estampa clássica, abstrata, também encontramos padronagens figurativas, ou seja, figuras literais de flores, frutas e plantas entrelaçadas, em uma releitura da arte muçulmana surgida na Europa. Este tipo de tecido arabesco ganha um aspecto quase floral, porém não costuma ser tão colorido, sendo geralmente trabalhado no esquema tom sobre tom. Já o modelo abstrato pode tanto seguir esta regra de coloração, quanto ser multicolorido.

Tecido Arabesco na Decoração

O tecido arabesco pode ser utilizado de diversas maneiras na decoração dos ambientes de sua casa. Entre elas, as principais são como revestimento de estofados, cortinas, almofadas e outros acessórios decorativos.

O revestimento arabesco é ideal tanto para peças grandes como sofás, poltronas e cadeiras, quanto para peças pequenas com um charme a mais, como almofadas e caixas organizadoras. Opte por modelos de tecido arabesco comuns a cada tipo de produto e que lhe trará mais conforto.

No caso de estofados, os materiais mais indicados são a sarja, o chenille, o suede e o jacquard. O padrão do tecido arabesco pode ser aplicado tanto por meio de técnicas de estamparia quanto por meio da costura.

Para produtos menores ou que exijam mais fluidez, como é o caso de cortinas e toalhas de mesa, também é possível usar o tecido arabesco por meio de materiais como o linho, cetim, algodão e muito mais.

O tecido arabesco combina principalmente com espaços clássicos, tradicionais e étnicos, porém também pode dar um toque especial no meio de uma decoração eclética. Seja para criar um destaque na ambientação ou se integrar a um espaço já bem rebuscado, o tecido arabesco é uma escolha sofisticada e muito atraente.

Próximas campanhas