Tecido Acrílico

Tecido Acrílico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTecido Acrílico

O tecido acrílico é amplamente utilizado na indústria têxtil moderna devido às suas vantagens de uso e flexibilidade. A grande variedade em opções de fibras e materiais modernos coloca à disposição do consumidor produtos confeccionados para suprir mesmo as necessidades mais específicas. Quando o assunto é decoração, essa variedade de produtos se reflete em maiores chances de customizar e criar ambientes exclusivos e cuidadosamente preparados de acordo com as necessidades e demandas das pessoas que convivem nos espaços.

Os tecidos acrílicos são utilizados tanto na área industrial quanto como elemento de decoração, arquitetura e confecção de vestuário. Alta resistência à umidade e facilidade de manutenção e limpeza estão entre as principais vantagens associadas ao uso de tecidos confeccionadas a partir de fibras acrílicas. O Westwing esclarece tudo sobre o uso e manutenção adequada do tecido acrílico para você explorar o máximo do potencial deste material têxtil na composição do seu ambiente.

Características e Vantagens do Tecido Acrílico

Chama-se de tecido acrílico o material têxtil produzido a partir de fios ou fibras sintéticas de 100% acrílico na composição. O polímero poliacrilonitrila é o material utilizado para a confecção da fibra artificial que dá origem a esse tipo de tecido.

A grande vantagem e diferencial do tecido acrílico é a sua resistência à umidade. Por ser um material derivado de um plástico o tecido acrílico possui acentuada impermeabilidade e resistência a agentes externos como resíduos e poeira. No caso do tecido acrílico, esse tipo de resíduo tende a se acumular com mais intensidade na superfície e não na trama. O fator resulta em maior resistência ao desgaste pelo tempo e exposição a intempéries, bem como facilidade na lavagem e nos cuidados com a manutenção. Por essa razão o tecido acrílico também é utilizado com frequência em combinação com outros tipos de tecido.

Tecido Acrílico na Decoração

O uso do tecido acrílico é bastante popular na indústria de vestuário onde é aplicado à confecção de cobertores, casacos, bolsas e roupas de frio.  No entanto, o material também é bastante explorado em decoração e arquitetura.  Nesse caso, o tecido acrílico é aplicado à confecção de tapetes, mantas, acessórios como toldos para áreas externas, lonas e estofados. Em relação ao design e acabamento, tecidos acrílicos são leves e macios ao toque. Podem ser encontrados tanto em cores lisas quanto estampadas e são muito aplicados para a imitação de outros tecidos como o algodão.

A resistência à umidade e desgaste  torna o tecido acrílico ideal como elemento para a decoração de áreas externas como jardins, piscinas e áreas de lazer. Toldos de lona acrílica são largamente aplicados a esse tipo de ambiente sendo bastante apreciados por decoradores e arquitetos.

A lavagem dos tecidos acrílicos pode ser feita à mão ou em máquina de lavar. Para o caso das peças mais delicadas, o ideal é optar pela lavagem manual. Peças mais resistentes podem ser lavadas à máquina normalmente. Em ambos os casos, o uso de água morna e detergente específico costuma ser suficiente para a remoção de manchas. Muitas peças de vestuário de tecido acrílico não necessitam ser passadas a ferro, já que não amassam com facilidade. Se for necessário fazê-lo é recomendável cuidado. O ideal é ajustar o ferro de passar para uma temperatura mais baixa e utilizar um pano de algodão por cima da peça para evitar danos.

 

Próximas campanhas