Tatame

Tatame

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTatame

É difícil imaginar um cômodo em estilo japonês sem a presença do chão de tatame na composição. Seja como piso para o quarto ou sala de estar, um cômodo de tatame é quase como um convite ao relaxamento, contemplação e descontração. Além da sua beleza estética incomparável, o material também guarda expressiva tradição histórica e sua confecção e uso se confundem com a própria formação da identidade japonesa. Você conhece as vantagens funcionais do tatame?

O fato de o tatame ser mencionado no livro japonês mais antigo que se tem notícia já diz muito sobre a origem tradicional deste tipo de piso. Inicialmente utilizado como alternativa de assento para alta nobreza, o uso do tatame foi ganhando cada vez mais popularidade até ser adotado como piso para cobrir inteiramente o chão. O Westwing esclarece tudo sobre os tatames. Saiba mais sobre as características e vantagens deste tipo de revestimento.  

Tatame: do Japão para o Mundo

O tatame é uma espécie de tapete retangular usado como piso em casas japonesas. As esteiras de tatame são constituídas por uma base de palha de arroz ou material sintético revestida com tecido macio e suave ao toque. Uma esteira de tatame mede aproximadamente 180 cm x 90 cm e possui cerca de 5 centímetros de espessura. A textura diferenciada é a principal característica do tatame, conhecido por sua elasticidade e maciez e por ser ideal para sentar e dormir.

A associação entre o uso do tatame e a prática de artes marciais como judô e jiu jitsu é a mais comum. No entanto, este tipo de piso guarda uma longa tradição histórica muito anterior ao seu uso na composição de salas de academia. Acredita-se que o uso do tatame tornou-se popular a partir do século XVII,  quando o revestimento passou a ser utilizado na maioria das casas japonesas. Estes pisos são ideais para o clima único do Japão, quente e úmido no verão e frio e seco no inverno. O tatame ajuda a regular a umidade nos interiores e também se adéqua perfeitamente à cultura local que inclui o hábito de andar descalço em casa, dormir e sentar no chão.

Tatame

Tatame na Decoração e Composição de Interiores

Devido à elasticidade e maciez, o tatame é ideal para absorção do impacto de quedas. Por trazer mais segurança e ser parte importante da tradição histórica, seu uso é comum em interiores dedicados à prática de artes marciais, como salas de jiu-jitsu. No entanto, a aplicação do revestimento também traz vantagens à composição de interiores residenciais.

O tatame é ideal para a ambientação de washitsu ou cômodo em estilo japonês. Ambientes minimalistas e modernos também são valorizados com o uso deste tipo de piso.

Tatames podem ser utilizados tanto para cobrir todo o chão quanto apenas uma parte do cômodo. No entanto, é importante atentar para o fato de que seu uso é mais indicado para ambientes baseados em poucos móveis, pois o peso das peças acaba por interferir no nivelamento do chão. Portanto, uma boa alternativa para decorar cômodos com tatames é explorar paredes e tetos, optando por móveis leves e simples.

Próximas campanhas