Tarsila do Amaral: Quem foi, obras e principais fases artísticas

Você provavelmente já ouviu falar ou, até mesmo, estudou quem foi Tarsila do Amaral. Na biografia de Tarsila do Amaral está o reconhecimento como um dos principais nomes da era do Modernismo brasileiro. 

Tarsila do Amaral: Quem foi, obras e principais fases artísticas | westwing.com.br

Cuca, obra de Tarsila do Amaral

Tarsila foi uma mulher simples que saiu do interior de São Paulo e ganhou renome no mercado das artes plásticas. Ela encantou e conheceu muitos artistas renomados em Paris. Ao lado de Anita Malfatti, foi uma das figuras mais importantes de sua geração. 

Compre agora com até 70% off:

Assim como já se sabe, um dos marcos que inaugurou o movimento antropofágico nas artes, foi o seu quadro chamado de Abaporu Tarsila do Amaral, em 1928.

Se você quiser saber mais sobre essa incrível pintora e sobre as suas obras, a Westwing separou todas as informações para você conhecer as obras de Tarsila do Amaral.

Principais obras de Tarsila do Amaral

As obras de Tarsila do Amaral usavam de técnica de pintura com cores vivas e de tinta a óleo. Uma das suas técnicas de pintura tinha uma estética fora do padrão, com influência do surrealismo na fase antropofágica e do cubismo. 

A artista teve muitas obras importantes para a história da arte. As mais importantes foram:

Abaporu, 1928

Tarsila deu esse quadro de presente para Oswald. Ele disse ser o melhor quadro que ela havia feito e nomearam de “Aba”, que significa homem e “Poru” homem que come carne humana, então surge o quadro Abaporu. Como resultado, o quadro representa o antropófago. Oswald fez o manifesto antropófago mais tarde inspirado nessa obra.

o abaporu quadro tarsila do amaral
O Abaporu é uma das obras brasileiras modernistas mais conhecidas

A Lua, 1928

A obra A Lua, Tarsila do Amaral, foi pintada em 1928, o auge da fase de antropofagia Tarsila do Amaral. Nessa época, ela pintou uma representação de seus sonhos e devaneios, e para estudiosos, essa obra representa uma fase surrealista da artista.

 a lua tarsila do amaral
A Lua, Tarsila do Amaral foi uma obra muito impactante na carreira da artista. Fonte: Tarsila do Amaral

Operários, 1933

Assim que a artista entrou em uma fase mais social, fez a tela retratando operários sem sorrisos, diversos rostos inexpressivos e outra tela chamada de “Segunda Classe”.

Quadro Tarsila do Amaral.
A obra é utilizada até hoje nas redes sociais. Fonte: Pinterest

O Pescador, Tarsila do Amaral

Essa é uma obra que já foi Moscou, na Rússia em 1931, logo depois, foi comprado pelo governo. É uma arte com cores excepcionais que trazem o retrato do Brasil com muita clareza.

o pescador tarsila de amaral
Essa é uma obra muito reconhecida. Fonte: Pinterest

A Negra, 1923 

Quadro que deu destaque para Tarsila. Contudo, pela primeira vez, naquela época um negro foi retratado com força e teve destaque.

obras tarsila do amaral a negra 1923
A negra, 1923. Fonte: Tarsila do Amaral

Confira mais algumas obras da artista:

Obra "O mamoeiro" de Tarsila do Amaral
O Mamoeiro, 1925. Fonte: Blog Falando de Arte
 obras tarsila do amaral Le manteau rouge 1923
Le manteau rouge, 1923. Fonte: Revista Press
 obra tarsila do amaral Batizado de Macunaíma
Batizado de Macunaíma, 1956. Fonte: Tarsila do Amaral
 obras tarsila do amaral segunda classe 1933
Segunda Classe, 1933. Fonte: Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral: Biografia

Entender quem foi Tarsila do Amaral começamos em 1 de setembro de 1886, em Capivari, São Paulo, onde nasce uma desenhista e pintora brasileira, filha de um fazendeiro. Posteriormente, estudou em São Paulo e em 1904 foi para Barcelona, onde pintou o seu primeiro quadro chamado de “Sagrado Coração de Jesus”.

tarsila do amaral
Uma das figuras mais reconhecidas no Brasil foi Tarsila do Amaral. Fonte: Tarsila do Amaral

Casou-se e teve uma filha única chamada Dulce. Então, após a separação, Tarsila começou a estudar artes.

Logo depois, ingressou em aulas de escultura, desenho e pintura em um ateliê. A artista chegou a trabalhar com o escultor sueco William Zadig. Posteriormente, em 1917, passa a estudar pintura e desenho com Pedro Alexandrino. Ao passo que, no mesmo ano conheceu sua futura amiga e também artista renomada, Anita Malfatti. 

Na biografia de Tarsila do Amaral temos o registro de uma viagem para Paris em 1920, onde estudou. Mais tarde retornou ao Brasil e começou a namorar Oswald de Andrade, escritor e com quem formou grupos de reuniões artísticas em São Paulo.

obras tarsila do amaral Primavera 1946
Primavera, 1946. Fonte: Tarsila do Amaral

Tarsila casou quatro vezes e em 1970, já separada do seu último marido, ficou paralítica devido a uma cirurgia na coluna. Porém, por conta de diabete, perdeu sua única filha.

A artista faleceu em janeiro de 1973. Foi uma mulher grandiosa e com muito esforço conquistou um papel importante na história da arte brasileira.

Qual a obra mais famosa de Tarsila?

Abaporu é quadro mais famoso da pintora. Mas, não é só isso! Da mesma forma, essa é a pintura brasileira mais valorizada, comprada por 1,5 milhão por um colecionador argentino.

 obras tarsila do amaral sol poente 1929
Sol Poente, 1929. Fonte: Tarsila do Amaral

Qual o tema das obras de Tarsila?

Na biografia de Tarsila do Amaral, ela pintou mais de 270 divididas em três fases distintas:

Fase Pau Brasil

A primeira fase vai de 1924 a 1928. Nesse meio tempo, a pintora se apropriou da estética cubista para retratar temas nacionais. A principal marca do período é o uso de cores fortes em suas obras.

Fase antropofágica

Após essa data, de 1928 a 1930, Tarsila se inspira em referências europeias para criar obras com temáticas voltadas ao Brasil. Assim como o nome da fase sugere, foi necessário ingerir outras culturas para criar um estilo próprio. Nessa fase, Tarsila se apropria do surrealismo e cubismo dentro do manifesto antropofágico.

Fase da pintura social

Por fim, a última fase artística de Tarsila foi a pintura social. A partir de 1930 ela foca em criar obras relacionadas aos temas sociais e cotidianos do Brasil. Uma das obras mais conhecidas é a Operários, de 1933.

O que Tarsila do Amaral fez de importante na história?

Tarsila do Amaral é um dos grandes nomes que fez parte da história da arte moderna no Brasil. Embora o movimento tenha nascido na Europa, ele chegou ao nosso país e se consolidou através da Semana da Arte Moderna.

Em 1923, Tarsila estava em Paris e por meio de Oswald conheceu um poeta suíço que a apresentou para grupos intelectuais. Então, ela conheceu Pablo Picasso e começou então a ter aulas com Fernando Léger. Um dia mostrou a ele sua tela “A Negra” e, como resultado, foi com esta pintura que Tarsila do Amaral deu seu primeiro passo para a história da arte moderna no Brasil.

O principal objetivo da arte moderna era romper com os padrões vigentes. Igualmente, a arte torna-se contestadora, se aproximando da linguagem popular, para se livrar dos formalismos vigentes.

Na mesma época, Tarsila fez parte do radical movimento antropofágico. No Brasil, pintores se dedicaram a criar obras com estética brasileira e não europeia. Tanto que o quadro Tarsila do Amaral Abaporu, que significa “antropófago” em tupi, é uma das representações mais fortes do movimento, por exemplo.

Além de Tarsila do Amaral, outros pintores que fizeram parte da corrente da arte moderna foram Anita Malfatti, Oswaldo Goeldi e John Graz. 

A artista plástica conheceu embaixadores e era convidada para muitos jantares com milionários da época. Em um destes eventos, Tarsila foi vestida com um casaco vermelho e roubou toda atenção. Foi então, que pintou o autorretrato chamado “Le manteau rouge”.

Monte uma galeria de quadros inspirada em Tarsila

Tarsila deixou um grande legado no Brasil e em todo o mundo. Atualmente, inclusive, é possível criar uma decoração em casa inspirada na artista! Isso pode ser feito não só através de almofadas ou tapetes, por exemplo, mas com quadros de Tarsila e objetos decorativos. Veja como é fácil ter uma galeria em casa:

Por fim, Tarsila também pode fazer parte do aprendizado dos pequenos com uma obras e releituras de Tarsila do Amaral para colorir. Assim, além de deixar a criatividade solta, as crianças conhecem um grande nome da arte brasileira.

Esses são quadros que ficam perfeitos em diversos ambientes da casa, mas principalmente, na sala de estar e jantar.

Continue na Westwing e conheça grandes nomes da arte, como os emblemáticos Andy Warhol e Van Gogh.

WestwingNow: para um viver inspirador

Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow, além de uma loja de móveis, você encontra tudo o que precisa para deixar sua casa sofisticada.

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!