Tapio Wirkkala

Tapio Wirkkala

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTapio Wirkkala

Finlandês de origem, mas italiano por opção, o designer Tapio Wirkkala escolheu Milão para morar e criar seus projetos. Com designs sempre ligados de alguma forma à natureza, Tapio Wirkkala ficou conhecido por conseguir trabalhar com maestria com os mais diversos tipos de materiais. O artista gostava de criar suas peças refazendo-as e, desta elaboração, chegar à sua finalização. Como cita, operar “a partir da intuição, da percepção imediata. A concepção de um objeto depende do desenho e da sua contínua elaboração”.

Para Wirkkala, a forma não era a penas um conceito estético ou uma percepção intelectual, mas um diálogo sensível entre pensamento, olhos, mãos e materiais. Nomeado diretor artístico de marcas de renome, Tapio Wirkkala ganha destaque como designer em todo o mundo. Confira no Westwing um pouco mais sobre a vida e obra de Tapio Wirkkala e inspire-se em seus ideais.

Vida de Tapio Wirkkala

Nascido em 1915, o designer industrial finlandês Tapio Wirkkala se formou escultor na Escola de Arte e Ofícios de Helsinque. Na época em que estudava escultura, Tapio Wirkkala já trabalhava projetando seus primeiros designs. Desenvolvendo maior parte de seus trabalhos em Milão, na Itália, Tapio Wirkkala foi nomeado diretor artístico da Vidraria Iittala em 1946 e, posteriormente, tornou-se diretor artístico do Instituto de Artes Industriais de Helsinque, que lhe rendeu o Grand Prix na 9ª Trienal de Milão. Tapio Wirkkala desenvolveu temáticas ligadas à natureza através de seu design de formas orgânicas. Artista de grande versatilidade, Tapio Wirkkala trabalhava com materiais como porcelana, plástico, metal e madeira, mas ganhou grande destaque no mundo como designer de vidros. O sucesso de Tapio Wirkkala com os diferentes tipos de materiais se explica em sua frase que diz que “todos os materiais têm suas próprias leis não escritas. Você não deve nunca ser violento com o material que você está trabalhando, e o artista deve procurar estar em harmonia com o seu material”.

Obra

Seguindo a sua ideia de criar objetos a partir de conexões com a natureza, como se retornasse à forma original do material escolhido, Tapio Wirkkala criou bowls de vidro que remetiam à cristais e estalactites, além de platters de madeira, que mais lembravam folhas e conchas marinhas. A linha de maior fama do designer Tapio Wirkkala, a coleção Bolle, é composta por vasos de vidro que normalmente apresentam duas ou três cores diferentes na mesma peça. As peças da linha Bolle são feitas com duas técnicas diferentes: a blow glass, que ao pé da letra significa “vidro soprado”, e a Incalmo, que é uma antiga técnica vidreira, na qual duas massas de recipientes de vidro – normalmente em cores diferentes – em chamas, são sobrepostas a fim de criar uma única peça.

Próximas campanhas