Tapete Provençal

Tapete Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTapete Provençal

Marcado por detalhes graciosos, muito romantismo e toques de feminilidade, a decoração provençal adotada na França dos séculos XVII e XVIII hoje estampa lares modernos e que admiram um estilo clean, delicado e baseado na neutralidade. Para conquistá-lo, não é preciso muito, uma vez que esta proposta estética é simples de ser criada e conta com diversos elementos para a composição de um ambiente, como móveis estilo provençal, adereços, utensílios e o charmoso tapete provençal.

A temática provençal é representada por uma sutil naturalidade, percebida pelo uso de cores neutras e claras, estampas mimosas, elegância e conforto, características que também pontuam o tapete provençal. O Westwing preparou um artigo especial sobre a peça, com dicas de uso, ideias para mexer com a sua criatividade e inspiração e as principais características de um tapete provençal. Se você quer ter um ou mais modelos em casa, continue a ler e bom décor!

Como reconhecer um tapete provençal

Vestir o chão do lar e dar mais graça aos pisos não precisa ser sinônimo só de revestimentos como porcelanatos, cerâmicas, vinílicos ou laminados. Um tapete provençal, por exemplo, pode fazer toda a diferença no décor, uma vez que é extremamente estético, ornamental e graciosamente belo.

Padronagens suaves, linhas delicadas e desenhos sutis são alguns dos atributos mais presentes no tapete provençal e incluem ilustrações baseadas na natureza, como pequenas flores e folhas, além de arabescos; toiles de jouy; adamascos; frases ou palavras em francês; ícones da França, como a torre Eiffel; e grande parte das estampas clássicas, em geral.

As cores do tapete provençal, sempre clarinhas e doces, variam em branco, nude, creme, bege, lilás, rosa, azul e verde menta. A peça pode ser fabricada em poliéster, algodão, viscose ou lã, nos formatos quadrado, retangular ou redondo, característica que a torna versátil e a faz ser usada como tapete de porta, capacho, passadeira ou tapete provençal padrão.

Tapete provençal para o lar

Salas de estar e jantar, quartos, closets, home offices, halls de entrada e corredores. Vários são os ambientes de casa que podem contar com um tapete provençal, seja para proteger os caminhos ou simplesmente decorar. Em um quarto, por exemplo, ele fica gracioso e confere aconchego quando colocado na beira da cama.

Para o closet, a dica é usar um tapete provençal no centro do cômodo, quando este for grande, ou próximo a uma penteadeira também provençal: cria-se um décor adorável e cheio de estilo! Quando usado como capacho no hall ou passadeira na cozinha ou espaço gourmet, o tapete provençal também ganha personalidade e deixa os cantinhos mais elegantes.

Na hora de decorar usando o tapete provençal o importante é ponderar a estética do restante do ambiente para criar uma atmosfera leve e romântica, exatamente como deve ser a vertente provençal. Procure revestir os móveis e paredes com cores neutras e usar estampas delicadas nas paredes, adornos ou cortinas, mas desde que não contrastem com as padronagens do tapete provençal.

Tapete provençal para festas

Outra proposta interessante para o uso de um ou mais tapetes provençais é em uma festa com tema romântico e/ou que aceite uma decoração feminina, como casamentos, noivados, 15 anos e chás de panela. Nesse caso, o tapete provençal pode compor os espaços juntamente com graciosas mesas provençais, de ferro ou madeira em pátina, conferindo um clima poético e sutil. Faça o teste e encante-se!

Próximas campanhas