Tapete Fio de Seda

Tapete Fio de Seda

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTapete Fio de Seda

Um dos tecidos mais gostosos e sensíveis ao toque, a seda é produzida a partir de um filamento contínuo de proteína, fornecido pelas lagartas de alguns tipos de mariposas, que dão origem a um tecido leve, brilhante e macio. Por ser tão luxuoso e refinado, ele foi aplicado também aos tapetes, que ficaram ainda mais aconchegantes e quentinhos.

O tapete fio de seda pode transformar qualquer ambiente em um verdadeiro oásis com tamanha maciez e beleza. Há variantes brilhantes e as mais foscas, mas a sensação agradável proporcionada por esse item é única. Para quem pretende decorar um cômodo com um tapete fio de seda, o Westwing preparou uma série de dicas e informações sobre seu uso, os tipos mais comuns e como acertar na hora de escolher o seu tapete fio de seda. Confira nosso conteúdo especial e aprenda tudo sobre eles!

Tapete fio de seda: quando usá-lo?

Um tapete fio de seda fica lindo em quase todos os ambientes, mas você deve escolher o seu levando em conta o estilo dos seus móveis e as cores empregadas no ambiente. É necessário avaliar, ainda, o comprimento dos fios de seda, já que o tapete fio de seda pode ser mais alto ou mais baixo, dependendo do seu gosto. Uma dica: se esse cômodo tiver uma grande circulação, opte por um tapete fio de seda com fiozinhos mais curtos, que é mais fácil de limpar e minimiza problemas com saltos altos, por exemplo. Em quartos ele também fica lindo! Que tal complementar a decoração com uma cor bem vibrante no tapete fio de seda? Se seus móveis ou itens de decoração forem bem chamativos, opte por um tapete fio de seda com tons mais neutros.

A origem da seda

O tapete fio de seda deriva de uma das mais nobres fibras encontradas na natureza. Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2.700 a.C. e, naquela época, era considerada a mais valiosa mercadoria da China, gerando a famosa “Rota da Seda”. Somente após 300 anos da descoberta de como fazer a seda foi que os indianos descobriram seu processo de manufatura e começaram sua fabricação.

O processo de tecelagem da seda

Fabricar um tapete fio de seda não é tarefa fácil, já que cerca de cinco quilos de casulos são necessários para produzir um quilo de seda! Atualmente, o processo funciona assim: os casulos são mergulhados em água quente para liberar os filamentos da sericina da seda. Na sequência, esses filamentos são combinados para formar fios, que depois são enrolados e secos. No Brasil, o Paraná é responsável por 92% da produção brasileira de casulos de bicho da seda, sabia? Graças a esses bichinhos foi possível criar diversos tipos de tapete fio de seda. Uma delícia, né?

Desfrutar de um belo tapete fio de seda e de todo o seu conforto ajuda a deixar um ambiente mais quentinho e acolhedor. Vale a pena investir nesse item de decoração para deixar sua casa ainda mais linda. Inspire-se!

Próximas campanhas