Tapete de Vime

Tapete de Vime

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTapete de Vime

Se existe uma matéria-prima extremamente versátil, prática e acessível para o trabalho manual, esta é o vime. Natural ou sintético, ele é uma fibra leve, durável e que tem protagonizado com cada vez mais frequência em lares que prezam pela simplicidade ou admiram a decoração artesanal. Utensílios, objetos decorativos, acessórios e até móveis ganham vida pelos trançados delicados e resistentes do material. Você já ouviu falar, por exemplo, no estético tapete de vime?

Similar a uma esteira ou tapeçaria feita de palha, o tapete de vime é leve e suave, vindo daí seu perfil versátil e a possibilidade de “vestir” o piso de qualquer ambiente. Tenha o formato e acabamento que tiver, ele se torna ouro nas mãos de designers e entusiastas apaixonados por um décor baseado em naturalidade e delicadeza. Se você está entre eles, conheça melhor o tapete de vime logo abaixo, em artigo especial preparado pelo Westwing!

O Tapete de Vime na Decoração

Originário das varas do vimeiro, o vime comprova ser útil desde a antiguidade, quando usado na fabricação de escudos e até aviões. Apesar de seu aspecto frágil e sutil, é um dos muitos materiais do artesanato que provam ser duráveis e flexíveis o suficiente para embelezar e figurar por muito tempo no décor, assim como acontece com o tapete de vime.

Grande, pequeno, redondo, oval, quadrado, claro ou escuro. Diferente de um tapete felpudo, o tapete de vime é mais rígido e, independentemente do formato escolhido, ele decora e pontua os caminhos de casa com certo charme e discrição. Quanto aos estilos, sua presença é ideal à criação de uma decoração rústica, marcada pela presença de materiais naturais, bem como uma temática artesanal, boho ou indiana.

Sustentáveis, os modelos de tapete de vime decoram de forma simples e suave. Em casas de campo, veraneio ou áreas externas urbanas, conferem leveza e acolhimento e caem super bem quando compostos com uma cadeira de vime. Já para ambientes internos, são ótimas opções como tapetes para sala de estar e criam um décor equilibrado e elegante quando combinados a móveis de vime.

Como Conservar seu Tapete de Vime

Como grande parte dos objetos fabricados com o uso deste material, o tapete de vime tem pequenos ou robustos trançados suscetíveis a reter poeira e impurezas. Principalmente quando usado também para limpeza dos pés, além de item decorativo. Por isso, para que as fibras pareçam sempre limpas, naturais e vistosas, a dica é limpar o tapete de vime com frequência.

Para isso, a primeira indicação é se certificar se o vime de seu tapete é sintético ou natural. Isso porque o primeiro pode ser lavado, enquanto o acabamento envernizado ou selado do segundo não aceita ser molhado. Neste caso, quando o tapete de vime natural entrar em contato com água, deve-se secá-lo imediatamente com um secador ou ventilador.

Quanto à limpeza do tapete de vime, o primeiro passo é usar um aspirador de pó com escovinha para uma higiene mais profunda e eliminação do excesso de sujeira. Após, basta passar uma escova de dente seca e uma pinça nos cantinhos onde o aspirador não alcançou. Se o tapete de vime for sintético, use um pano úmido por fim.

Cuidando com carinho do seu tapete de vime, ele parecerá sempre novo e criará harmonia com diferentes tipos de revestimento. Pode apostar!

Próximas campanhas